MPAM participa de Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
- Criado: Quinta, 16 Mai 2019 18:20
- Publicado: Quinta, 16 Mai 2019 18:20
As instituições que integram a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, entre elas o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), estão reunidas no Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e o Adolescente para discutir os desafios e perspectivas da Rede em sua missão. Realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e entidades paceiras, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, o encontro começou nesta quinta-feira, 16, e terá variada programação na sexta-feira, 17.
Durante a abertura do evento, representando a Procuradora-Geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais (SubJur), Promotor de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro, elogiou a realização do seminário e destacou o papel da educação no enfrentamento à violência, pois, em sua opinião, além da transmissão de conhecimentos, o processo de educar repassa valores morais às crianças e jovens. Na opinião dele, a rede de proteção é um instrumento extremamente louvável de comunicação e interação entre os órgãos responsáveis pelo enfrentamento, que passa pela orientação e prevenção.
"A união de órgãos como Seas, Seduc (Secretaria de Estado de Educação) , Sejusc (Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania), enfim, de todas as áreas do Governo do Estado envolvidas com o tema, além da Prefeitura e o Ministério Público, é importante para enfrentar os casos de abusos envolvendo crianças e adolescentes", frisou.
A titular da Seas, Márcia Sahdo, disse que o seminário é um conjunto de informações que vão ser trabalhadas, além de ser o fechamento de uma série de atividades que a Seas e parceiros vêm realizando, sem falar que o atendimento por si só já acontece continuamente no Amazonas.
"Todos nós somos responsáveis por esse momento. Nem a assistência social sozinha, nem a educação, sozinhas, conseguem fazer com que sejam reduzidos os casos de agressão contra crianças e adolescentes. É preciso trabalhar em conjunto, verificar o que cada um pode contribuir e o que pode ser feito coletivamente", argumentou a Secretária.
MPAM na programação do seminário
O MPAM também participará do seminário com a palestra da Promotora de Justiça Romina Carmem Brito Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAOIJ), sobre o tema da "Escuta especializada", o processo de coleta de depoimentos de crianças vítimas de violência pelo sistema judicial e pela polícia. A palestra será proferida às 8h30min.