Estudantes do ensino médio aprendem o que é atuar no Ministério Público

WhatsApp Image 2019-05-15 at 15.42.13

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) foi representado, na manhã desta quarta-feira (15), durante a 12ª Edição do Programa Parlamento Jovem (PPJ) da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). O Promotor de Justiça Vitor Moreira da Fonseca falou para 48 estudantes de ensino médio, em palestra sobre carreira, escolhas profissionais e a atuação ministerial.

Promotor de Justiça há dez anos, Vitor Moreira da Fonseca é doutor em Direito e conversou com os estudantes sobre como ingressar na carreira do Ministério Público. “Como a plateia era muito jovem (Ensino Médio), expliquei desde o perfil do Ministério Público desenhado pela Constituição de 1988. Expliquei que a figura do Promotor do Júri é apenas uma das inúmeras e relevantes funções do MP: defesa da infância, do meio ambiente, do consumidor etc. Os alunos ficaram surpresos com a diversidade de tipos de atuação do Ministério Público”, disse o Promotor.

Para o jovem parlamentar Lucas Roberto, o encontro foi de extrema importância para o conhecimento e a formação dos deputados jovens. “São dois braços do Estado brasileiro que ajudam a defender os direitos individuais e coletivos e nós podermos ter acesso às informações e funções de cada instituição é algo engrandecedor. Eu me sinto um privilegiado de estar na presença desses dois profissionais, conhecendo a atribuição da Defensoria Pública e do Ministério Público do nosso Estado”, afirmou Lucas.

A manhã de palestras também teve a participação do Defensor Público Maurílio Maia que explicou aos alunos sobre a função e os desafios de seguir carreira naquele órgão.

Texto produzido com informações do site www.ale.am.gov.br.

Foto: Divulgação/ Aleam