Ceaf abre inscrição para capacitação em clima organizacional e psicologia clínica
- Criado: Segunda, 06 Mai 2019 11:42
- Publicado: Segunda, 06 Mai 2019 11:42
O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) abriu inscrições para duas palestras de capacitação direcionadas a Membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado do Amazonas. As atividades fazem parte do projeto ‘Hora de Capacitar’, desenvolvido pelo Ceaf com o objetivo de atender, de forma rápida, demandas de aprimoramento funcional identificadas na instituição.
Na área de administração, a palestra aborda a importância da gestão do clima organizacional para o MPAM. A palestra, agendada para o dia 15 de maio de 2019, das 13h às 14, na sala de treinamento do Ceaf, será ministrada pelo chefe da Divisão de Recursos Humanos, Marlon André Mendes Bernardo, que é formado em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas e possui MBA em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Negócios pela UEA.
Segundo Marlon Bernardo, o ambiente profissional interfere diretamente na qualidade e produção do trabalho. “Precisamos construir um ambiente de trabalho integrador porque isso reflete em motivação e aumento da produtividade. Nosso objetivo é mostrar isso, pincelando itens da Pesquisa de Clima realizada no MP em 2014”, resume o chefe do DRH.
No dia 23 de maio de 2019, a Msc Suanma Uchoa Araújo, Agente Técnico Psicóloga do Núcleo de Apoio Técnico, apresenta a técnica Inoculação do Estresse, das 10h às 12h, também na sala de treinamento, do Ceaf. A inoculação do estresse é um procedimento cognitivo-comportamental desenvolvido pelo psicólogo canadense Donald Meichenbaum para reduzir o estresse. Projetada inicialmente para o tratamento da ansiedade, hoje, a inoculação de estresse é aplicada a vários transtornos, como, por exemplo, a ansiedade.
“Na palestra, vamos discorrer sobre os métodos comportamentais que são comumente usados para reduzir a ansiedade e a tensão física. Muito da eficácia desse método está na disposição e na capacidade do paciente em assumir a responsabilidade por desenvolver habilidades para o autocontrole e para seguir com os protocolos de prevenção”, explicou Suanma Uchoa Araújo, que é especialista em psicologia clínica.
As inscrições podem ser feitas por meio dos links abaixo: