Trabalho da Proceap recebe reconhecimento no VII Prêmio República do MPF

Diploma João Gaspar Rodrigues

Em cerimônia promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República, em Brasília, no último dia 30 de abril de 2019, a atuação conjunta da 61ª Proceap e a Procuradoria da República no Amazonas (8º Ofício) recebeu o ‘Prêmio República’ pelo Termo de Ajustamento de Conduta: implantação das boas práticas do Protocolo de Istambul nas perícias criminalísticas no Amazonas. O Estado do Amazonas é o primeiro e, até o momento, único no Brasil a adotar o Protocolo de Istambul em suas perícias criminais.

O TAC foi firmado em 20 de julho de 2018 entre os representantes do MPE, do MPF e diretores do Instituto Médico Legal (IML) e do Departamento de Polícia Técnico-Científica com o objetivo de modernizar as perícias médico-legais, adequando as provas técnicas ao Protocolo de Istambul, um conjunto de normas avalizadas pelas Nações Unidas e destinadas a documentar eficazmente a tortura, maus-tratos e tratamentos desumanos, degradantes ou crueis.

Receberam o prêmio, o Promotor de Justiça titular da 61ª Proceap, João Gaspar Rodrigues, e o Procurador da República no Amazonas, Edmilson da Costa Barreiros Júnior.

“O prêmio é um claro reconhecimento de uma ação resolutiva do Ministério Público de amplo alcance e que contribuiu para fortalecer os laudos médico-legais, internalizando as modernas técnicas previstas no Protocolo de Istambul. E evidencia que o trabalho responsável e articulado entre as instituições rende resultados relevantes”, declarou o Promotor João Gaspar.