Congresso de Gestão do MP reúne 350 pessoas em Brasília

Público contou com gestores, tecnólogos da informação e comunicólogos, além de autoridades

Cerca de 350 gestores dos Ministérios Públicos de todos os estados brasileiros e dos ramos do Ministério Público da União estiveram em Brasília entre os dias 22 e 24 de novembro no 1° Congresso Brasileiro de Gestão no Ministério Público.

Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, o evento teve o objetivo de discutir e disseminar melhores práticas em governança institucional, com foco em temas como transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Os participantes são das áreas de gestão, de comunicação social e de tecnologia da informação.


De acordo com Carlos Cunha, representante da Assessoria de  Imprensa, Divulgação e Cerimonial (AIDC) do MP do Amazonas, declarou que o evento contou com palestrantes de alto nível e foi importante para discutir estratégias que dinamizem o processo de comunicação local. Já para a Diretora-Geral do MPAM, Adelina Parente, o encontro foi uma oportunidade grandiosa para estreitar laços e promover o intercâmbio de experiências entre gestores de todos os Ministérios Públicos, extraindo-se as melhores práticas de gestão, destacando, ainda, a criação do Forum Nacional de Gestão, instalado com o objetivo de formular grandes metas nacionais, na busca incessante do aperfeiçoamento e aprimoramento institucional. 

O congresso contou com painéis e palestras simultâneos, voltados para os três públicos-alvo. Foram debatidos temas como planejamento estratégico, interatividade na comunicação digital do setor público, gestão por competências, governança em TI, comunicação pública, entre outros.

A programação do primeiro dia trouxe o painel "Governança: controle e transparência". Os painelistas foram Walmor Slomski, doutor em ciências contábeis pela Universidade de São Paulo e especialista em governança institucional, e Carlos Renato Araújo Braga, do Tribunal de Contas da União, sob a mediação do corregedor nacional do MP, conselheiro Sandro Neis. Simultaneamente, aconteceu o painel "Panorama político do Brasil pós-eleições e o MP", com a cientista política Maria Teresa Sadek, pesquisadora do Sistema de Justiça e referência nacional para o assunto, e com a jornalista Maria Inês Nassif, do Valor Econônico. A mediação foi do conselheiro Achiles Siquara.

Um dos temas em debate no segundo dia é "Gestão do conhecimento e sua proteção". Quem falou sobre o assunto é Roberto Lins de Carvalho, doutor em informática pela Universidade de Toronto (Canadá) e especialista em inteligência artificial. O painel também trouxe a participação de Fuad Gattaz Sobrinho, doutor em Administração de Empresas e em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland (EUA), além da mediação da conselheira Taís Ferraz. No mesmo dia, aconteceu a palestra "O valor do gerenciamento de projetos". O palestrante foi Ricardo Vargas, que é especialista em gerenciamento de projetos, portfólio e riscos e já foi presidente mundial do Project Management Institute (PMI). Ele é autor de dez livros sobre o tema. (Com informações da Secretaria de Comunicação Conselho Nacional do Ministério Público).

Crédito da imagem: CNMP