Audiência Pública debate falta de segurança em Canutama

Autoridades reuniram-se para debater sobre problemas de Canutama

Segurança pública é um dos principais anseios da sociedade. Para buscar alternativas que solucionem  a questão na região sul de Canutama e cidades adjacentes, como Humaitá, Lábrea e Tapauá, o Ministério Público propôs uma audiência pública, para discutir o problema.

A reunião, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Francisco Cruz,  aconteceu no auditório Gebes Medeiros, nesta quinta-feira, na sede do MP, e contou com a participação da Secretaria de Segurança Pública, Tribunal de Justiça, Polícia Militar e Civil, representantes das instituições que fiscalizam as reservas, como ICMBIO e Instituto Chico Mendes, além dos representantes das associações rurais de Canutama.  

O Promotor de Justiça da cidade, Ítalo Klinger, é o responsável pela iniciativa, que trouxe a proposta de reunir os órgãos envolvidos para unir forças e proporcionar qualidade de vida aos  moradores.

Público demonstrou interesse pelo debate

De acordo com o promotor,  o sul de Canutama é uma região com características peculiares, onde a dificuldade de acesso e logística são as principais. Além disso, a falta de efetivos da polícia faz com que  o índice de criminalidade cresça. Na maioria das vezes, os crimes não são investigados. "Diante disso, queremos expressar o calor dos fatos em meio a frieza dos números", afirmou.

O município é tomado por Unidades de Conservação que restringem à população os espaços para o trabalho rural. Para o Presidente da Associação dos Agricultores das Margens do Rio Mucuim (AAMMU), a região está abandonada pelo estado. "Como a região é cheia de Parques e Reservas, somos proibidos plantar em alguns locais", declarou o representante.

Canutama possui uma área de  29.946 km², mas apenas 8% desse território é reservado para os produtores rurais. Isso tem causado desconforto para muitos deles, além do êxodo rural", informou Antônio. A partir de agora, a ideia é  organizar  uma força tarefa na tentativa de resolver o problema e dar uma resposta positiva à população local. Outras audiências, em Canutama,  estão previstas para os próximos dias, com o objetivo de viabilizar maior participação popular e para conhecer de perto as necessidades da comunidade.