IBGE disponibiliza ferramentas e banco de dados para subsidiar ações estratégicas do MPAM
- Criado: Quarta, 17 Abril 2019 14:59
- Publicado: Quarta, 17 Abril 2019 14:59
Os investimentos em tecnologia, com vistas em melhorar o trabalho operacional do Ministério Público do Amazonas, deram mais um passo importante. As ferramentas de geoprocessamento e banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão subsidiar a estratégia de atuação do Ministério Público do Estado do Amazonas. Em reunião realizada nesta terça-feira (16), com a Diretoria de Planejamento do órgão ministerial, o Supervisor de Disseminação de Informações do IBGE, Adjalma Nogueira, deu início ao processo de disponibilização desses recursos, confirmando, inclusive, a doação de PDAs (palmtops) para auxiliar na coleta de informações por meio de aplicativos.
“A filosofia de trabalho do IBGE é fazer o nosso produto final chegar à sociedade, seja uma criança ou uma instituição. E é também muito importante que o usuário saiba manejar essas ferramentas, o que não é tão simples no mundo das estatísticas e geografia, complexas para o entendimento popular. Por isso criamos mecanismos e trabalhamos para que isso chegue à sociedade”, explicou Adjalma.
Segundo a Diretora de Planejamento do MPAM, Janice Oliveira, a visita é a primeira de uma série de reuniões de trabalho com instituições que podem suprir de conteúdo o planejamento estratégico da atuação ministerial. “Foi uma reunião muito proveitosa, sobretudo pela formalização de parceria com o IBGE, o órgão que detém a expertise na área de geografia e estatística e que vai subsidiar o nosso trabalho na construção dos indicadores para os projetos que já já começam a ser executados na estratégia de atuação do MPAM para o biênio 2019/2020”, avaliou a Diretora de Planejamento, Janice Oliveira.
Na reunião, o Supervisor de Disseminação de Informações, Adjalma Nogueira, apresentou as ferramentas de geoprocessamento e bancos de dados do IBGE, apontando soluções para a estruturação e alimentação periódica de uma base própria de informações, para otimizar o planejamento estratégico da atuação ministerial. “Com essa base própria de dados, o MP vai ter as informações à hora e momento que precisar, vai poder também construir os próprios cenários e indicadores que considerar necessário para atender tanto as demandas internas quanto as demandas externas”, justificou Nogueira.
O IBGE é referência na identificação de indicadores necessários à gestão estratégica e essa parceria é bastante motivadora porque sabemos que, nesse momento, já existem soluções computacionais, inclusive na área de análise de dados, que podem atender a essa necessidade de melhoria da gestão, pois as bases de dados do MP já estão consolidadas. Hoje, a base de dados do MP não é trabalhada, está inerte, mas pode e deve ser transformada em ferramenta gerencial para facilitar a gestão, a tomada de decisões e, especialmente, a resolutividade do Ministério Público”, declarou o agente técnico estratégica.
Na segunda quinzena de maio, o MPAM deve realizar, em parceria com técnicos do IBGE, um workshop para capacitar Membros e servidores no uso das ferramentas de geoprocessamento.