Combate a abusos contra crianças e adolescentes ganha nova Promotoria

pare-de-abusar-da-violencia-infantil-escravidao-infantil-no-angulo-direitos-humanos 30099-2

O Ministério Público do Amazonas instalou e identificou, por intermédio de Ato, assinado pela Procuradora Geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Nascimento Albuquerque, a 102ª Promotoria de Justiça de Entrância Final da capital amazonense. A nova unidade do MPAM vai atuar junto à 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Para o Promotor de Justiça Rodrigo Miranda Leão Júnior, titular da 69ª Promotoria de Justiça Especializada em Combate a Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, a medida reforça a luta do MP contra os crimes dessa natureza. “Esse ato vem fortalecer a a temática do enfrentamento dos crimes contra a dignidade sexual das crianças e adolescentes e isso vai dar mais agilidade no trabalho do MP nas análises dos processos e atuação extra-judicial, o que vai dar mais tempo ao promotor de atuar na elaboração de planos institucionais não só no combate, mas na prevenção do problema”, avalia o Promotor de Justiça.

 

Rodrigo Miranda Leão enfatiza a importância de reforçar essa frente de trabalho ao citar as estatísticas de crimes envolvendo crianças e adolescentes no Amazonas. “Só em Manaus, tivemos um aumento de 27% de 2017 a 2018 nos casos de violência sexual infantil. Casos assim deixam consequências traumáticas em toda a família. E se não houver um acompanhamento bem feito, a vítima corre o risco de também se tornar um abusado”, alerta Rodrigo. A criação da nova promotoria já entrou em vigor nesta quarta-feira (3) com a publicação do Ato no Diário Oficial do Ministério Público do Amazonas (DOMP). O conteúdo pode ser acessado publicamente, pela internet, no endereço eletrônico http://diario.mpam.mp.br.