Ceaf aposta em parcerias para otimizar a capacitação de Membros e servidores do MP-AM

DSC 0707

A conferência de abertura do ano letivo do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Amazonas (Ceaf/MP-AM) marca um novo modelo de gestão do órgão responsável pela capacitação dos Membros e servidores da Instituição . O evento começou nesta quinta-feira, 21, com cerimônia presidida pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Procurador-Geral de Justiça em exercício, Carlos Fábio Braga Monteiro, que destacou a importância das parcerias com outras escolas de capacitação funcional para melhorar os serviços prestados à sociedade por meio do compartilhamento de informações, tecnologia e infraestrutura.

“O aperfeiçoamento funcional é extremamente importante porque a legislação muda o tempo todo, a tecnologia não para de avançar, e, com o passar dos anos, há necessidade de um aperfeiçoamento, até para que o membro não se acomode, e permaneça prestando um serviço de qualidade. Nosso objetivo é fazer com que a população e todos os servidores dos outros órgãos entendam que, a partir de agora, as escolas de formação funcional vão trabalhar em conjunto, para que o aperfeiçoamento seja proveitoso para todos os órgãos, que todos tenham acesso a essas informações, compartilhem esse conhecimento e prestem um serviço de melhor qualidade para a população”, declarou o PGJ em exercício.

Além do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Carlos Fábio Braga Monteiro, tomaram assento à mesa o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Josué Neto; o diretor da Escola Superior de Magistratura do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Procurador de Justiça Mauro Veras; o coordenador do Ceaf/MP-AM, Promotor de Justiça André Seffair; o diretor da Escola do Legislativo, João Paulo Jacob Filho; o professor Davi Xavier, representante da Universidade do Estado do Amazonas; e a diretora da Escola Governar, Juliana Peixoto Teixeira.

Durante o evento, os diretores da Escola do Legislativo, da Escola Governar e da Esmam apresentaram um resumo dos cursos e atividades oferecidas, destacando a oferta de vagas para servidores de quaisquer órgãos do Estado interessados. Além destas, também são parceiros do Ceaf a Universidade do Estado do Amazonas, a Escola de Contas (TCE) e a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Ao apresentar a programação do Ceaf para este ano, o coordenador André Seffair reiterou a disposição de enfatizar o caráter pedagógico das atividades oferecidas a membros e servidores, com ampliação da oferta de cursos e aprofundamento de conteúdo. “Queremos levar as luzes da Justiça ao interior, mas não podemos fazer isso sozinhos. Então, vamos fortalecer a integração porque cada escola tem muito a oferecer às outras, seja em termos de conteúdo, tecnologia ou infraestrutura. A UEA ajuda, disponibilizando o IPTV, enquanto as escolas entram com a informação e conhecimento. E, enquanto não nos transformamos em escola, vamos fazer isso por meio da Escola do MP do Rio Grande do Sul”, revelou o coordenador.

 

DSC 0765

 

A programação da Conferência de abertura do ano letivo do Ceaf 2019 conta com várias palestras entre os dias 21 e 22 de fevereiro. Nesse primeiro dia foram promovidas duas conferências: “A exposição das atividades das instituições parceiras”, das 10h às 12h; e, pela parte da tarde, a conferência com o tema “Compliance – Acordo de não-persecução criminal”, envolvendo ainda um debate a respeito da Lei Anticrime, proposta do ministro da Justiça, Sergio Moro -, com os promotores de Justiça Rodrigo Ferreira Cabral (MP-PR) e Mauro Fonseca Andrade (MP-RS).