“Gestão de informações e redes sociais” será tema de palestras previstas na Conferência de abertura do calendário das atividades do Ceaf 2019

DSC 0032

Como parte da programação da abertura do ano letivo do Ceaf (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Amazonas), será promovido um “Media Training” com duas palestras na área de comunicação, no próximo dia 22 de fevereiro, às 14:30 h, no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. 

As conferências debaterão a “Gestão de informações e redes sociais”, com Carlos Rocha dos Santos, coordenador de Comunicação Social do Ministério Público de Santa Catarina, e Dione Aparecida Tiago, secretária de Comunicação Social da Procuradoria Geral da República (PGR).
O público-alvo serão os membros e servidores do Ministério Público, além de profissionais que atuam na imprensa local e estudantes de jornalismo.

 

Os Palestrantes


Carlos Rocha dos Santos ministrará a palestra “A comunicação eficiente provém do empenho coletivo”. Muito se fala do papel e das responsabilidades das áreas de Comunicação, respeitando sua importância e poder de influência. Contudo, a comunicação eficiente não é feita somente por um setor ou poucas pessoas, mas por todos que fazem parte das instituições.

Adequar linguagens não é um processo simples. Requer estudo, planejamento e implementação de metodologias que podem (e devem), aliadas às novas tecnologias, modernizar as formas de relacionamento de uma empresa. Mas como cativar e manter diferentes públicos? Até onde vai o alcance e poder das Assessorias de Comunicação em instituições como o Ministério Público?

Estas e outras reflexões farão parte da palestra a ser realizada no MP-AM pelo Comunicador Carlos Rocha dos Santos, Coordenador de Comunicação Social do Ministério Público de Santa Catarina. Com abordagem crítica, baseada na análise de mercado, o palestrante provocará e discutirá a relação das corporações com seus públicos-alvo, por meio da imprensa e da publicidade, compartilhando as experiências do MP catarinense, vencedor do Prêmio CNMP em 2015 com o projeto de gestão “MPSC em Rede”.

Carlos Rocha dos Santos é comunicador, bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Mídia Eletrônica, e especialista em Produção Multimídia. Atua no mercado publicitário há 17 anos, gerenciando a produção de conteúdos para campanhas publicitárias na indústria têxtil, de moda, construção civil, esportes – área em que atuou na divulgação de eventos de grande porte – e marketing político.

Como Professor universitário, lecionou disciplinas voltadas à produção de imagens e à elaboração de projetos de marketing para os cursos de Comunicação Social, Design, Jornalismo, Fotografia e Produção Audiovisual.

Desde 2015, chefia a Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público de Santa Catarina.


A segunda palestrante da tarde que conclui o media training dentro da programação é Dione Aparecida Tiago. Ela abordará o tema “Como os Membros devem se Portar diante das Mídias Sociais”.


Dione é jornalista com mais de 20 anos de experiência. Desde 2014, é servidora do Ministério Público Federal, tendo assumido, em setembro de 2017, a Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República. Na iniciativa privada atuou como repórter, chefe de reportagem e editora de jornais em veículos como O Tempo, Empresa Brasil e Comunicação e TV Globo, onde atuou por mais de dez anos. É especialista em docência superior, tendo atuado como professora universitária no curso de comunicação Social entre 2008 e 2018. Por nove anos, coordenou o Centro de Produção da Justiça Federal onde iniciou um trabalho de treinamento de mídia. Desde 2010 ministra cursos regulares de media training para fontes de organizações, com destaque para juízes e procuradores da República.


O público terá direito a certificado de participação. Clique aqui para fazer sua inscrição.