Provita do Amazonas recebe visita da Coordenação do Monitoramento do Sistema Nacional de Proteção a Testemunhas

O Provita do Amazonas é gerenciado pelo MP cujo presidente é o Procurador de Justiça João Bosco Sá Valente

 

O Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas no Amazonas (Provita/AM) receberá nos dias oito e nove deste mês (8 e 9 de Fevereiro) a visita da Coordenação do Monitoramento do Sistema Nacional de Proteção a Testemunhas. O encontro dará a continuidade às discussões quanto ao processo de escolha da entidade gestora do programa conforme o processo adotado pela rede nacional.

A Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas é a entidade executora do programa, cujo presidente do Conselho deliberativo é o Procurador de Justiça João Bosco Sá Valente e o gerenciamento do mesmo é realizado pela Promotora de Justiça Sarah Pirangy de Souza. O encontro contará ainda com a presença da gerência Administrativa do MP, representantes da Fundação Paulo Feitoza e entidades da sociedade civil ligadas à causa dos direitos humanos interessadas em integrar o Programa de Proteção a Testemunhas.

O programa constitui uma política pública nacional que funciona a partir da interação de Redes Estaduais, que através de uma atuação solidária, garantem proteção a testemunhas de crimes, para que as mesmas possam contribuir para a diminuição da impunidade.

Seu objetivo é dar às testemunhas de crimes garantia de vida e coragem para testemunhar, e assim, contribuir para diminuir a impunidade no Brasil. Atende pessoas que presenciaram qualquer tipo de crime e que estão dispostas a testemunhar.

Acesse a doutrina e a legislação do Provita nos links abaixo:

Doutrina

Legislação:
Lei 3.309_ PROVITA

Lei 9.807_99 no site planalto.gov.br

Apresentação da estrutura orgânica do Provita

O Dr. João Bosco Sá Valente, além de Procurador de Justiça e Presidente do Conselho Deliberativo do Provita, é professor do Curso de Direito do Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas - Ciesa.

Hoje à noite, será paraninfo da turma de formandos do curso de Direito do Ciesa 2009. A solenidade ocorrerá, às 19h, no auditório da própria faculdade.

Na formatura, serão resgatados todos os ritos protocolares e litúrgicos de uma colação de grau, como o juramento e os ditos do magnífico Reitor em latim.

 

Julian Grabriel - AIDC

Ariane Rocha - AIDC