Força tarefa inaugura Espaço do Consumidor em Shoppings da Capital
- Criado: Quinta, 20 Dezembro 2018 09:48
- Publicado: Quinta, 20 Dezembro 2018 09:48
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio das 51ª e 81ª Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Consumidor (PRODECON), inauguraram na última quarta-feira (19), o “Espaço do consumidor”. O espaço funciona em dois shoppings da capital, Shopping São José e Shopping Manauara. A iniciativa é uma parceria conjunta entre o MP-AM, o Procon Manaus, Procon Amazonas, Delegacia do Consumidor (Decon) e o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INMETRO), funcionando nos dias 19 e 20 de dezembro, no horário de 9h às 23h.
No stand principal do espaço do consumidor entre os centros comerciais, o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti, disse ser uma boa iniciativa, tendo em vista que é a época mais importante para o varejo, onde há mais vendas e público. “Essa aproximação do Ministério Público com o Procon fez com que possamos ver com bons olhos ao abrir espaço para conscientizar os consumidores, mostrando a ele que reivindicamos seus direitos, dando respeito aos lojistas e consumidores”, afirmou.
O objetivo da força-tarefa é que o espaço ajude os consumidores para que tirem suas dúvidas e levem o auxílio que o consumidor tem direito na época de maior movimento no comércio, aproximando os órgãos de defesa do consumidor à população. O espaço foi criado para dar segurança e tranquilidade ao consumidor, protegendo os direitos e mostrando ao consumidor que os órgãos estão ao lado dele.
Para o Promotor de Justiça da 51ª Prodecon, Otávio de Souza Gomes, o espaço é fundamental para a orientação do consumidor. “A ideia surgiu ainda na black friday em que estávamos atuando nas lojas e entendemos que precisaríamos de um espaço para orientar o consumidor que vem em grande massa aos centros comerciais de manaus fazer suas compras de fim de ano e que acaba enfrentando dificuldades, precisando ter uma resposta em relação às reclamações e onde possam reclamar. Consideramos importante ter um grupo de órgãos que atuam na defesa do consumidor, estamos unidos em prol dessa causa que é fundamental na orientação, assim como o registro de reclamações e direcionamento aos órgãos para que se efetue os registros e processe normalmente de acordo com cada área de atuação”, declarou.