GNCOC: reunião preparatória na sede do MPRJ

Manaus, 04 de fevereiro - O Procurador de Justiça João Bosco Sá Valente irá participar de reunião preparatória, no dia 04 de março de 2010, a partir das 14h, na sede da PGJ do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A reunião tem por objetivo a discussão e formação da pauta da 22ª Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), a realizar-se no período de 24 a 26 de março de 2010, em Florianópolis, Santa Catarina. O representante do Amazonas é presidente do Conselho Deliberativo do Programa de Apoio e Proteção a Testemunhas, Vítimas e Familiares de Vítimas da Violência (PROVITA) no estado.

As sugestões de pauta serão levadas a debate na reunião preparatória do RJ, em discussão que constituirá os pontos a serem abordados na reunião ordinária de Florianópolis, cujo principal foco deverá ser o debate de um plano de ações para o GNCOC, com a definição de metas e a fiscalização do seu cumprimento.

 

O que é o GNCOC (Redação da Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC)

O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) foi criado em fevereiro de 2002 para organizar operações integradas de combate às ações ilícitas de organizações criminosas. Leva o nome do Promotor de Justiça de Minas Gerais Francisco José Lins do Rêgo Santos, assassinado, em janeiro de 2002, quando investigava a máfia dos combustíveis em Belo Horizonte.

Além dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, Polícias Federal, Civil e Militar, geralmente atuam nas operações conduzidas pelo GNCOC as Polícias Rodoviárias, Receitas Estadual e Federal, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Secretaria de Direito Econômico, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), dentre outros órgãos.

 

Carlos Cunha - AIDC