Procuradora de Justiça Maria José Aquino é homenageada em sessão de despedida da atividade ministerial

 

DSC 0690

 

A reunião do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) desta quinta-feira, 13 de dezembro, também teve o tom de despedida. Foi a última atuação da Procuradora de Justiça Maria José Aquino, que se aposentou das atividades ministeriais.

Ao término da reunião do CSMP, todos os Procuradores de Justiça presentes no Plenário Procurador de Justiça Antônio Alexandre P. Trindade foram convidados a tomar seus assentos para homenagear a Procuradora.

conselho

 

Promotores de Justiça, servidores e parentes da Doutora Maria José Aquino também participaram da cerimônia, prestando depoimentos carinhosos e emocionados. “O momento não é de tristeza, é de alegria, porque você é uma pessoa abençoada por Deus, a sua vida é de muitas conquistas e vitórias. Esse é o momento de agradecer por tudo o que você fez por nós e por tudo que nos ensinou”, disse a Promotora de Justiça Cláudia Câmara, uma das representantes do CAO-PDC (Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público), o qual a Procuradora coordenou por vários anos.

 

DSC 0683

Além de receber uma medalha da Procuradora de Justiça Karla Fregapani, a Doutora Maria José Aquino também recebeu uma placa pelos bons serviços prestados à Instituição das mãos da Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque e da Corregedora-Geral Jussara Maria Pordeus e Silva.

Para a Procuradora-Geral, a Doutora Maria José sempre será uma referência no Ministério Público. “A Doutora Maria José é um misto de determinação, de coragem, destemor, carinho e solidariedade. Ela representa pra mim uma grande referência e sai do ativismo ministerial, mas não sai da Instituição porque ela deixa esse legado, esse aprendizado, experiência, esse exemplo de entrega e abnegação que serve a cada um de nós que continua aqui”, destacou a PGJ.

O filho da Procuradora de Justiça, Daniel Aquino, assistiu à homenagem com emoção. É algo muito gratificante quando, depois de 33 anos de carreira, se tem o reconhecimento dos pares, dos colegas, esse é o grande presente, a pessoa saber que o trabalho que ela desenvolveu ao longo de tantos anos é bem-visto, bem quisto por seus pares e que ela deixará saudades”, salientou Daniel.

Segundo a Procuradora Maria José Aquino, o sentimento é o de agradecimento. “Agradecimento a Deus, agradecimento a cada membro, a cada colega, a cada servidor do Ministério Público, pois o nosso trabalho é uma soma de esforços. Nosso trabalho é em conjunto, desde aos membros até mesmo ao garçom que serve a água, pois nós somos resultado de um todo. Que os colegas sempre tenham em mente o nosso foco, o nosso objeto, a sociedade, trabalhar para que seja promovida a função da justiça. O dia que deixarmos de olhar para esse objetivo deixaremos de ser Ministério Público”, se despediu a Procuradora de Justiça.

 

Procuradora de Justiça Maria José Aquino

Ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 16 de dezembro de 1985 como Promotora de Justiça de Primeira Entrância. Atuou inicialmente na Comarca de Itapiranga. Em 1988 começou a atuar na Capital, atuando em Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor. O último degrau da carreira ministerial foi alçado em 2007, quando foi promovida, pelo critério de merecimento, para o cargo de Procuradora de Justiça, com titularidade na 17ª Procuradoria de Justiça (1ª Câmara Criminal). Ao longo da carreira atuou em diversos outros órgãos ministeriais. Foi Presidente da Associação Amazonense do Ministério Público, biênio 1997/1999. 

1544730424705893