MP-AM declara Luto Oficial pelo falecimento do ex-PGJ João dos Santos Pereira Braga

A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) declarou nesta terça-feira, 27 de novembro, Luto Oficial, durante 03 dias, em todas as repartições da Procuradoria-Geral de Justiça, como homenagem ao Excelentíssimo Senhor Doutor João dos Santos Pereira Braga, ex-Procurador-Geral de Justiça, falecido no último dia 26 de novembro de 2018, aos 82 anos.

 

João dos Santos Pereira Braga

O Excelentíssimo Doutor João dos Santos Pereira Braga prestou inestimáveis serviços ao Ministério Público do Estado do Amazonas, chefiando a Instituição entre 21/02/1972 e 23/03/1975. Mas a notória carreira como servidor público do ex-Procurador-Geral de Justiça evidencia uma trajetória incessante, brilhante e admirável por onde passou, nos diversos cargos e funções em que atuou.

A Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque foi aluna e colega do Doutor João dos Santos Pereira Braga na faculdade de direito da Ufam. Para ela, a saudade será eterna. “O professor deixou um legado de integridade, serenidade, equilíbrio na condução e gestão da administração pública. Hoje nosso estado está mais triste, pois perdemos uma grande referência do direito, um grande jurista, professor que deixou uma grande saudade em todos os seus ex-alunos, todos que passaram pela faculdade de direito, pela velha Jaqueira, deixando também uma grande saudade para a sua família. Eu, como ex-aluna e amiga de cátedra, estou profundamente triste porque perdi mais do que um mestre, perdi um amigo que contribuiu muito para o meu crescimento como professora da faculdade de direito da Ufam e como membro do Ministério Público”, destacou a PGJ.

De acordo com o Procurador de Justiça Nicolau Libório dos Santos filho, amigo pessoal do Doutor João Braga, atuando inclusive juntos como comentaristas esportivos nas rádios Baré e Difusora, nas décadas de 1970 e 1980, a partida do amigo foi dolorosa. “Ele era um intelectual de simplicidade inigualável, uma pessoa de perfil sereno, conciliador, conselheiro. Partiu um grande amigo”, lamentou o Procurador.

Para o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Dr. Carlos Fábio Braga Monteiro, o ex-PGJ foi um homem que dignificou a carreira jurídica e o magistério da melhor maneira possível. “Ele foi sinônimo de seriedade, de ética, de conhecimento, de equilíbrio, de sensatez, um servidor público, na acepção literal da palavra. Ocupou os mais diversos cargos de direção no serviço público do Amazonas, ex-Procurador-Chefe de Contas, ex-Presidente do Tribunal de Contas do Estado, ex-Diretor da Faculdade de Direito da Ufam, ex-Procurador-Geral do município, ex-Procurador-Geral da Câmara Municipal de Manaus, Secretário de diversas pastas em diversos governos. Foi uma pessoa que, por mais que tenha ocupado diversos cargos, sempre teve como sua principal característica a humildade. Então, o serviço público do Amazonas, os alunos das diversas faculdades de Direito que ministrou, todos nós perdemos muito com o falecimento deste ilustre amazonense. Com certeza, é alguém que sempre serviu e sempre servirá de exemplo para todos nós”, afirmou o Subprocurador-Geral de Justiça.

 

 

                                                                             

                                                 João dos Santos Pereira Braga (02.03.1936- 26.11.2018)

JOÃO-DOS-SANTOS-PEREIRA--BRAGA