Caminhada abre ações de campanha pelo fim da violência contra a mulher
- Criado: Sexta, 23 Novembro 2018 13:00
- Publicado: Sexta, 23 Novembro 2018 13:00
O Comitê de Combate à Violência Obstétrica, do qual o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) faz parte, programou uma série de atividades para inserir o Amazonas na campanha internacional "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" no Amazonas em 2018. No Amazonas, a campanha será aberta no próximo domingo, 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, com uma caminhada pela humanização do parto, e se estende até o dia 28 com atividades culturais, rodas de conversa e palestra sobre o tema.
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, promovida simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e do poder públicos ligados a esse segmento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países, incluindo o Brasil, que passou a realizar campanha a partir de 2003.
Como forma de incluir a pauta do enfrentamento à violência obstétrica na mobilização, o Comitê de Combate à Violência Obstétrica também programou rodas de conversa em oito maternidades públicas do Amazonas, na segunda-feira, 26 de novembro. Cada membro do comitê conduzirá uma roda de conversa pela manhã, nas maternidades Alvorada, Ana Braga, Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindú, e também à tarde, nas maternidades Azilda Marreiro, Chapot Prevost, Moura Tapajós e Nazira Daou.
A programação segue na terça-feira, 27, com atividade cultural na Praça Heliodoro Balbi, a partir das 15h, com esquetes temáticas e apresentação do Grupo Baque Mulher, e se encerra no dia 28 de novembro, quarta-feira, no Palacete Provincial, a partir das 16h, com uma aula magna sobre violência obstétrica e evidências científicas, ministrada pela doutora Maíra Takemoto, e show de encerramento com a cantora amazonense Cinara Nery.
As programações dos dias 25 e 27 são abertas ao público e não requerem inscrições. As vagas são limitadas para participação nas rodas de conversa nas maternidades, previstas para o dia 26, e para a palestra de encerramento, no dia 28. Os interessados devem enviar pedido de inscrição pelo e-mail pram-oficio1@mpf.mp.br até sexta-feira (23), que será avaliado conforme a capacidade de pessoas nos locais dos respectivos eventos.
Confira a programação:
O Comitê
O Comitê de Combate à Violência Obstétrica no Amazonas foi criado em 2017, a partir de termo de cooperação firmado durante a segunda audiência pública promovida sobre o assunto pelo Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas e pelo MP-AM. Também integram o grupo a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), as Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado do Amazonas (DPE/AM), o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amazonas (Cedim).