MP-AM sedia reunião do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais
- Criado: Quarta, 21 Novembro 2018 15:22
- Publicado: Quarta, 21 Novembro 2018 15:22
Tem início nesta quinta-feira , 22 de novembro de 2018, em Manaus, a 114ª Reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais dos Estados e da União (CNCGMP). A reunião, de caráter ordinário, tem na pauta a eleição da nova diretoria do órgão colegiado, instituído com o objetivo de contribuir para a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público. O evento terá dois dias de duração e será realizado no Tropical Hotel Ecoresort, na presença de Corregedores-Gerais das diversas unidades do Ministério Público brasileiro.
“Esta reunião, sediada em Manaus, será um evento bastante importante e diferenciado, pois vamos eleger a nova diretoria e o novo presidente do Conselho Nacional dos Corregedores- Gerais. Nossa expectativa é de que o evento seja bastante produtivo e traga muitos frutos, não só para a Corregedoria do MP-AM, mas também para as Corregedorias de todas unidades do Ministério Público brasileiro”, destaca a Procuradora de Justiça e Corregedora-Geral do MP-AM, Jussara Maria Pordeus.
O CNCGMP foi instituído em Corumbá, Mato Grosso do Sul, em 25 de março de 1994, tendo como principal finalidade, contribuir para a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público. Tal contribuição se dá por meio do incentivo à integração das Corregedorias-Gerais do Ministério Público brasileiro, da elaboração de políticas e planos de atuação uniforme ou integrada, do estabelecimento de metas e diretrizes relacionadas ao aperfeiçoamento funcional dos integrantes da instituição, da edição de súmulas acerca de questões relevantes à atuação ministerial e da promoção de estudos relacionados à natureza e conteúdo das infrações de caráter disciplinar.
Na avaliação da Corregedora-Geral do MP-AM, o Conselho Nacional de Corregedores-Gerais participa ativamente das questões finalísticas do Ministério Público, buscando, no desempenho de suas funções, não só fiscalizar e punir, mas principalmente prevenir e orientar os membros do Ministério Público: “O Conselho se reúne a cada dois meses. Nessa reunião, discutiremos a evolução humana do Ministério Público, a questão fiscalizatória e o controle de regularidade do serviço ministerial. Teremos a participação do Corregedor-Nacional e de sua equipe, além dos demais integrantes do conselho, por isso, nossa expectativa é das melhores”.