PGJ participa de abertura do 2º Encontro Regional do Planejamento Estratégico Nacional do MP em Manaus
- Criado: Quinta, 04 Outubro 2018 16:53
- Publicado: Quinta, 04 Outubro 2018 16:53
Membros dos Ministérios Públicos dos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Tocantins reuniram-se nesta terça (3) e quarta-feira (4) na sede da PRT11 para discutir valores, objetivos e ações do Ministério Público Brasileiro para os próximos dez anos.
Durante a abertura do evento, o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sebastião Caixeta, destacou a necessidade de revisitar premissas dos diagnósticos, mapas estratégicos que foram construídos, atualizando-os aos novos desafios e cenários que se apresentam nessa nova quadra do ambiente nacional.
“Esse planejamento estratégico está sendo construído sob premissas muito específicas, que serão detalhadas antes de trabalhá-lo de modo conjunto. Em primeiro lugar, é a não contratação de uma consultoria externa, mas procurar o envolvimento efetivo de quem realmente conhece os problemas do Ministério Público da União, que são seus membros e servidores. Uma construção coletiva, alinhada às atuações estratégicas do MP em especial aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e que deve produzir, a partir desse diagnóstico, a entrega de indicadores e modelos de gestão e governança”, explicou.
O Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro participou da abertura do encontro. Para o PGJ, o evento é importante, pois o Conselho Nacional do Ministério Público dá demonstração de que pretende construir um planejamento estratégico que levará em consideração as diferenças e peculiaridades regionais do país. "O objetivo é coletar, dentro dos diversos ramos do Ministério Público brasileiro, em todas as regiões do país, o que esperam os Membros e a população de cada região, a fim de que o CNMP tenha uma visão macro de atuação. É algo que vem ao encontro do anseio dos próprios Procuradores-Gerais dos estados do norte e nordeste, que têm características peculiares, dificuldades de acesso, qualidade de internet, então essa iniciativa do CNMP, sob a coordenação do Conselheiro Sebastião Caixeta, é extremamente louvável para que o Conselho Nacional construa um planejamento estratégico que atenda aos anseios do Ministério Público brasileiro como um todo", destacou o Procurador-Geral.
Para o procurador-Chefe do MPT/PRT11, Jorsinei Dourado do Nascimento, anfitrião do encontro, foi uma honra para a Procuradoria Regional da 11ª Região ter sido a única sede do MPT no Brasil a sediar o encontro do CNMP. Destacou ainda a importância dos encontros promovidos pelo Conselho, “principalmente nesse cenário de grandes mudanças políticas, sociais e tecnológicas e, sobretudo, na área trabalhista, onde o cenário é bem preocupante e nós precisamos adequar a realidade da instituição nesse novo momento que estamos vivendo, para que possamos prestar um serviço mais eficiente e racionalizado”, afirmou.
Projeto vencedor
A abertura do evento contou ainda com a apresentação do projeto “Aciso (Ação Cívico Social), vencedor do Prêmio CNMP 2018. A coordenadora do projeto, procuradora do Trabalho da PRT11/PTM de Boa Vista, Safira Nila de Araújo Campos Rodrigues, relatou as ações empreendidas pelo MPT e parceiros, nas áreas de saúde, educação e direito, em favor dos imigrantes venezuelanos para que pudessem ter conhecimento dos seus direitos e deveres no Brasil, facilitando a integração no território brasileiro.
Dinâmicas de grupo
Após a solenidade de abertura, os participantes iniciaram os trabalhos por meio de dinâmicas, conduzidas pela equipe do CNMP.
Nesta quarta-feira (4/10), o planejamento foi concluindo com a nova visão de futuro, os objetivos estratégicos referentes às áreas de atuação diagnosticadas como prioritárias pela pesquisa e a formulação de propostas de ações nacionais para cada um dos temas elencados.
O evento regional foi o segundo de sete encontros que acontecerão até novembro. Com este encontro, a região Norte dá a sua parcela de contribuição para a elaboração do Mapa Estratégico do Ministério Público Brasileiro.