Ministério Público realizará I Amazon Hackfest, evento que mobiliza a sociedade para o combate à corrupção

HackF

O Ministério Público do Estado do Amazonas realizará nos dias 12, 13 e 14 de outubro o I Amazon Hackfest, uma maratona de programação que inclui, além da premiação das melhores equipes, a realização de oficinas, palestras, praça de food truck, mostra de cinema e experimento social.

O objetivo da maratona é desenvolver softwares que auxiliem no combate à corrupção. As atividades vão contar com a participação de equipes multidisciplinares formadas, prioritariamente, por estudantes e profissionais de Tecnologia da Informação, e, ainda, das áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Design, contabilidade, Arte/Mídia, entre outras.

O Hackfest será realizado em duas etapas, a primeira nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2018, no Espaço Ocean, na UEA. A etapa final será no dia 10 de dezembro, durante a semana nacional de combate à corrupção. O evento foi idealizado pela coordenação do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime Organizado (CAO-Crimo) e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), inspirado na experiência do Ministério Público da Paraíba, para estimular a participação social no combate à corrupção e, tendo a tecnologia como aliada, coibir atos de natureza ilícita.

“É uma maneira que encontramos de trazer esses jovens para participar ativamente de um problema que atinge todos nós, que é a corrupção, além de usar o conhecimento deles para contribuir com o trabalho que o Ministério Público tem como obrigação de fazer. Conclamamos toda a sociedade para que tenhamos uma participação ativa não só desses jovens e profissionais que farão parte da maratona na disputa pelo desenvolvimento desses aplicativos, softwares, mas também todos que tenham interesse em conhecer nossos atos contra a corrupção, a fim de que possamos discutir esse tema tão importante que é o combate à corrupção”, diz o Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro.

De acordo com o Coordenador do Gaeco, Procurador de Justiça Mauro Veras, a iniciativa abre um novo canal de comunicação entre o Ministério Público e a sociedade, criando novos meios de fiscalização dos recursos públicos. “Sabemos que a corrupção já atingiu todas as esferas, levando bilhões de reais em prejuízos para a sociedade anualmente. Dessa forma, é necessário não somente o Ministério Público engajado na causa, mas também toda a sociedade nesse processo de fiscalização e controle dos gastos públicos, a fim de sabermos a destinação dos nossos impostos e como as administrações estão aplicando estes recursos”, salienta o Procurador.

Inscrições encerrando

As inscrições para o I Amazon Hackfest são gratuitas. O limite de participantes para a maratona de programação já foi atingido, mas os interessados em participar das palestras e oficinas ainda têm chance de se inscrever, basta acessar o site amazonhackfest.com, onde estão disponíveis o link para inscrição e mais informações sobre o evento com a lista completa das palestras e oficinas que abordam a temática do combate à corrupção.