Constelação Sistêmica Familiar no Poder Judiciário será tema de palestra em Manaus

A técnica da constelação, um mecanismo que se propõe a facilitar a conciliação na Justiça brasileira, será tema de palestra no mês que vem, na capital amazonense. O evento está marcado para o dia 10 de agosto, das 15h às 17h, no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Poder Judiciário. E a palestra será ministrada pela presidente da Associação Brasileira de Consteladores Sistêmicos, Adhara Campos Vieira, que idealizou o projeto Constelar e Conciliar no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF).

A realização é da Escola Superior da Advocacia (ESA) em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), órgão do Tribunal de Justiça do Estado.

De acordo com o organizador do evento, advogado Clynio Maurício, a técnica foi desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger e trata-se de uma "terapia breve". “Essa ferramenta, permite às pessoas retornarem à origem dos seus problemas, aumentando assim o grau de consciência em relação a diversas situações no âmbito das relações humanas que à luz de uma consciência comum não seriam permitidas de forma tão clara e objetiva como nos trabalhos de Constelação”, explicou o advogado.

As inscrições já podem ser feitas na Secretaria da Escola Superior de Advocacia do Amazonas (ESA), vinculada à OAB-AM, localizada na rua São Benedito, 99, Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. Os interessados em mais informações podem ligar para o telefone (92) 99297-0707.

A palestrante, Adhara Campos Vieira, é autora do livro “A Constelação no Judiciário”, mestranda em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília e implantou a técnica da constelação no TJDF. Segundo Clynio Maurício, vários tribunais do País também utilizam a mesma técnica para obter resultados mais promissores na área da conciliação. “Dezesseis tribunais já utilizam a ‘constelação’ devido aos excelentes resultados obtidos no âmbito das conciliações, permitindo, inclusive, que processos que vinham se arrastando por anos, tenham sido pacificados”, acrescentou.

Workshop

Além da palestra na sexta-feira, no dia seguinte, sábado (11), será promovido um workshop, sobre o mesmo assunto, só que o local será a Escola Superior de Advocacia do Amazonas (ESA). As atividades, que também serão ministradas pela presidente da Associação Brasileira de Consteladores Sistêmicos, Adhara Campos Vieira, estão marcadas para iniciar às 9h e vão até 18h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 99297-0707.

 

CONSTELAÇÃO EVENTO