MP-AM inaugura sede própria em Boca do Acre
- Criado: Terça, 29 Mai 2018 14:10
- Publicado: Terça, 29 Mai 2018 14:10
A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) inaugurou na última segunda-feira, 28 de maio, mais uma sede própria da Instituição em Comarcas do interior do Estado.
A solenidade de inauguração da sede do MP-AM na Comarca de Boca do Acre, a 1030 km de Manaus, contou com as presenças do Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro e comitiva formada pela Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Admnistrativos, Leda Mara Nascimento Albuquerque, e os Promotores de Justiça Armando Gurgel, titular da Comarca e Marcelo Martins, que responderá pela promotoria de justiça. Também participaram da cerimônia o prefeito José Maria da Cruz, vereadores, representante do judiciário e autoridades locais.
Situado em um terreno de 345 m², o novo prédio da Promotoria de Justiça no município dispõe de sala para Promotor de Justiça, recepção, sala técnica, área de apoio, copa e banheiros. A obra respeitou todas as normas técnicas, segue as regras de acessibilidade e ainda dispõe de um módulo para geração de energia solar, o que permitirá uma maior economia e uso de energia “limpa”.
O plano para construção e reforma das Promotorias de Justiça do interior teve início no primeiro semestre de 2017. A Promotoria de Justiça de Alvarães foi a última a ser inaugurada, em fevereiro deste ano.
De acordo com o Procurador-Geral de Justiça, o plano para estruturação das promotorias de justiça nas comarcas do interior está baseado em 3 pilares:
- Aumentar o número de Promotores de Justiça no interior, o que foi iniciado com a realização de concurso público e nomeação dos novos membros a partir do início de 2017;
- A aprovação da Lei pela Aleam que cria 72 cargos comissionados para assessoramento jurídico nas Comarcas do interior, dando suporte em material humano às promotorias;
- Estruturação física das sedes do MP-AM no interior do estado. Esse pilar inclui reforma e construção de sedes próprias do Ministério Público nos municípios.
“Não basta ter o Promotor , o assessor e não ter onde trabalhar, estamos inaugurando aqui em Boca do Acre a sede com todo suporte, segurança com monitoramento por câmeras de vídeo disponível para acompanhamento do Promotor em tempo real, além de ser um prédio sustentável, pois possui módulo de energia solar que permite a produção de energia limpa e um custo na conta de luz irrisório, além de estações para captação de água pluvial e tratamento do esgoto, um modelo moderno, eficiente e ambientalmente correto. Vamos dar continuidade a esse projeto com a estruturação das promotorias de Coari e Parintins, a ideia é prestar um serviço de qualidade para a população que é a nossa demandante e destinatária do nosso trabalho ”, anunciou o PGJ.
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito José Maria da Cruz agradeceu pela vinda da comitiva e destacou a importância da nova sede do MP-AM para o município. “Vejo com bons olhos, a gente precisa de parceria, de orientações, a partir de agora o MP vive um novo momento com essa nova sede e ganha o povo de Boca do Acre como um todo”, disse o prefeito.
Para o Promotor de Justiça Marcelo Martins, que vai responder pela Comarca de Boca do Acre, a Procuradoria-Geral de Justiça está de parabéns por esse projeto que vai refletir em uma melhor prestação de serviço ao cidadão do interior. “Com essa estrutura vamos receber melhor o cidadão e poder trabalhar com mais eficiência”, comemorou o Promotor.