O MP nas Escolas – Estudantes da Escola Therezinha Moura Brasil fazem Júri Simulado
- Criado: Sexta, 18 Mai 2018 13:56
- Publicado: Sexta, 18 Mai 2018 13:56
O Projeto MP nas Escolas visitou a Escola Municipal Therezinha Moura Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. A Promotora de Justiça Sheyla Carvalho falou sobre as atribuições do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), as funções e a atuação do Promotor de Justiça, como quem pode fazer e como se faz uma denúncia ao MP. Ao todo, 60 estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram das atividades, que incluíram um Júri simulado.
"É uma experiência excelente, até porque nos traz uma espécie de nostalgia, nos levando a uma época cercada de dúvidas, sendo sempre bom ter alguém para mostrar que o estudo pode fazer a diferença'', disse a Promotora. Segundo ela, esse aprendizado fica com os estudantes.
O Diretor da escola, Raimundo da Silva Santos Júnior, disse acreditar que a oportunidade ressalta o que é passado em sala de aula: "Com certeza, é uma experiência de grande valor, pois nossos alunos precisam ter esse conhecimento, que às vezes falta na sala de aula, até para que possam reivindicar seus direitos'', argumentou.
O Projeto "O MP nas Escolas"
O MP-AM, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), reativou em agosto de 2017 o projeto "O MP nas Escolas".
Em julho do ano passado, o Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro assinou o acordo de cooperação técnica com as secretarias de educação do município (Semed) e do Amazonas (Seduc), e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe-Am). O documento formaliza os objetivos e a execução do Projeto "O MP nas Escolas", que tem o MP-AM como gestor do programa, sendo responsável pelo planejamento e execução das atividades previstas.
O objetivo do projeto é seguir um cronograma de visita a duas escolas por semana durante o ano letivo com equipes do Ministério Público, formadas por Promotores de Justiça e servidores. A ideia é mostras aos estudantes as vias de acesso para efetivação dos direitos fundamentais do cidadão e estreitar os laços entre MP-AM e a sociedade em geral por meio das escolas.