MP-AM participa do 15º Prêmio Innovare com projeto Júri Simulado nas Escolas de Ensino Médio

DSC 6688

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) está concorrendo no 15º Prêmio Innovare, categoria Ministério Público, com o projeto Júri Simulado nas Escolas do Ensino Médio. O projeto é de iniciativa do Promotor de Justiça Luiz Alberto Dantas de Vasconcelos e foi implementado no município de Anori, em julho de 2014, com o objetivo de conscientizar e proteger os jovens do assédio do tráfico de drogas.

O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Sob orientação do Promotor de Justiça e dos próprios professores, alunos do Ensino Médio realizam, de forma simulada, sessões do Tribunal do Júri, baseadas em processos reais já encerrados, assumindo o papel de juiz, promotor e advogados. Além de aproximar o MP-AM dos jovens em situação de risco, o projeto propiciou um ambiente de reflexão dentro da escola sobre o papel de cada indivíduo na sociedade, num cenário de violência crescente, fomentando o exercício crítico da cidadania já no ambiente escolar.

O fato que motivou a realização do projeto foi a circulação de um vídeo com imagens de um grupo de alunas da Escola Estadual Imaculada, de 14 e 15 anos de idade, fazendo uso de bebidas alcoólicas e droga. Na apuração dos fatos, o Promotor de Justiça constatou que os alunos da escola vinham sendo assediados por traficantes e havia intenso consumo de drogas nos banheiros da unidade de ensino.

O projeto foi muito bem recebido pela direção da escola participante e envolveu as turmas de alunos mais problemáticas, contribuindo com a mudança de comportamento dos alunos.

 

DSC 6529