Promotoria de Parintins comemora início de cursos para jovens

Paixão por bumbás leva jovens a se qualificarem para fazer parte da tradição Folclórica do município


BannerManaus, 01 de Fevereiro - A Promotoria de Parintins inicia o ano com festejo. No último dia 25 de janeiro, iniciaram-se na cidade os cursos de Informática, Condutores de Visitantes e Manicure/ Pedicure na sede do SENAC/Parintins que são resultado do acordo assinado no ano passado com os bumbás Garantido e Caprichoso. Na assinatura o Ministério Público do Estado foi representado pela Promotora de Justiça Christianne Corrêa.

Tiveram início cinco turmas de informáticas, duas turmas de Condutor de Visitantes e duas turmas de Manicure/Pedicure.

A promotora afirma que os cursos foram bastante procurados. “Iremos começar nove turmas para qualificar esses jovens que buscam uma melhoria de vida. A prioridade foi preencher essas vagas com filhos e parentes de funcionários dos bumbas, mas a comunidade interessada também pôde se escrever” esclareceu.

A Dra.Christianne Corrêa disse ainda que o curso de Artesão já possui mês para começar. “O Curso para artesão terá o inicio no dia seis de julho, logo após o termino do Festival de Parintins, assim o foco desses jovens será apenas no curso” declarou.

Os cursos para artesão dividiram-se em escultura e desenho artístico, sendo distribuídas 50 vagas para cada especialidade. Este será oferecido para maiores de 17 anos, por ser atividade insalubre. Cada associação indicará três artistas para instrução, cabendo ao SENAC selecionar os que serão contratados.

 

Termo de Compromisso

No dia seis (6) de agosto de 2009, o Ministério Público do Estado e Ministério Público do Trabalho firmou Termo de Compromisso junto às agremiações dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, as quais se comprometeram a conceder aos seus trabalhadores infantis o tempo que for necessário para freqüentarem a escola e oferecer cursos para suas qualificações.

Caso não fosse cumprido o termo, as gremiações teriam que pagar R$ 10.000 (dez mil) por menor de idade encontrado trabalhando direto ou indiretamente para seus bois.

 

Julian Gabriel - AIDC