Programa “O MP nas escolas” atende comunidade em escola do Puraquequara
- Criado: Segunda, 26 Fevereiro 2018 12:28
- Publicado: Segunda, 26 Fevereiro 2018 12:28
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional) deu seguimento às atividades do projeto ‘’O MP nas Escolas’’. A unidade de ensino visitada na última sexta-feira, 23 de fevereiro, foi a Escola Municipal Francisco Nunes da Silva, no bairro Puraquequara, na zona leste de Manaus.
Participaram das atividades cerca de 110 pessoas, entre alunos do 6º ao 9º ano, além de pais e professores.
Pela equipe do Ministério Público, as palestrantes foram as Promotoras de Justiça Fábia Melo Barbosa de Oliveira, Stella Litaiff Isper Abrahim, Adriana Monteiro Espinheira, Natalie Del Carmen Rodrigues de Carvalho e a doutora Wandete de Oliveira Netto, Coordenadora do CEAF.
Para a pedagoga da escola, Fernanda Farias dos Santos, a chegada do projeto na escola foi extremamente benéfica. ‘’ Nós vemos esse projeto com bastante alegria, pois esclarecerá aos alunos qual o papel do Ministério Público, para que com isso, eles possam conhecer os seus direitos, saberem como reivindicar os mesmos. E principalmente aqui na comunidade, que é bem carente em todos os aspectos. É gratificante para que eles repassem aos próximos’’, afirmou a pedagoga.
Já para a Promotora Natalie Del Carmen, que atuou pela primeira vez pelo projeto “O MP nas Escolas’’, a experiência foi enriquecedora. “A experiência foi extremamente produtiva, principalmente pela importância que é explicar para a população, principalmente nessa fase de formação que vivem os adolescentes, qual o papel do Ministério Público, que para muitos é vinculado somente à atuação criminal e esquecem o papel social que o mesmo possui. E, foi importante esse contato com os alunos para esclarecer e explicar a eles qual o papel do Ministério Público’’,destacou.
“Essa oportunidade foi gratificante porque podemos ficar mais perto dos alunos e, com isso, explicar a eles qual a nossa função e esclarecer que podem contar com o Ministério Público para qualquer demanda. Além de ter percebido a importância que essa experiência teve para eles, eu pude me sentir muito plena ao demonstrar o papel de nossa instituição’’, explicou a Fábia Melo Barbosa de Oliveira.