Fundação Abrinq inicia o Seminário “Um Município para Crianças e Adolescentes” no MP-AM
- Criado: Quinta, 05 Outubro 2017 11:55
- Publicado: Quinta, 05 Outubro 2017 11:55
A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente deu início nesta quarta-feira, 04 de outubro, no auditório Gebes Medeiros, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, ao Seminário “Um Município para Crianças e Adolescentes”. O Procurador-Geral de Justiça, Carlos Fábio Braga Monteiro, fez a abertura do evento. Além do PGJ, compuseram a mesa na solenidade de abertura, o assistente técnico da Fundação Abrinq, Carlos Delcídio, o Procurador de Justiça e Coordenador de Defesa da Infância e Juventude do Estado do Acre, Ubirajara Braga de Albuquerque, o Secretário Municipal de Assistência Social, Elias Emanuel, e o Presidente da Associação Amazonense de Municípios, João Campelo.
Participantes do Programa Prefeito Amigo da Criança estão envolvidos com as atividades. O Seminário tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da gestão municipal e possibilitar a troca de experiências na consolidação de políticas públicas para a infância e a adolescência.
De acordo com o assistente técnico da Fundação Abrinq, Carlos Decídio, a ideia do programa é qualificar as políticas públicas para o setor, levando temas de interesses diversos, especialistas para auxiliar os municípios que estão inseridos no programa e experiências exitosas em gestões de outros municípios. “A gente acompanha uma série de indicadores nas áreas de saúde, educação e proteção principalmente. A cobertura em creche é um fator valioso pra gente e que na região norte ainda tem um índice muito baixo, então desenvolvemos estratégias para melhorar esse indicador”, afirmou Delcídio.
No Amazonas, 31 municípios assinaram o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança, o que configura em compromisso público dos prefeitos de que vão se engajar para dar prioridade às políticas de infância durante os 4 anos de mandato.
Segundo o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), João Campelo, que assinou o termo de adesão pela entidade, o objetivo agora é contribuir com a Abrinq. “A Associação vai fortalecer e orientar os municípios, porque a gente sabe a importância que esse programa tem para o Amazonas, vamos mobilizar quem ainda não aderiu”, destacou o presidente da AAM.
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), que é parceiro da Fundação Abrinq, garantiu a estrutura para a realização do evento em Manaus e atuou na mobilização dos municípios para participação no Programa. “Precisamos de boa vontade, boas ideias e comprometimento. O Ministério Público está à disposição da Fundação Abrinq, não satisfaz o MP atuar somente na repressão, a instituição precisa e tem de ser indutora de políticas públicas”, concluiu o Procurador-Geral Carlos Fábio Braga Monteiro.
O seminário continua nesta quinta-feira, 05 de outubro. Confira a programação abaixo: