MP promove Júri Simulado

juri_simulado

 

Começa na próxima terça-feira, dia 9, a 8ª edição do concurso de Júri  Simulado do Ministério Público do Estado do Amazonas. Este ano, o homenageado será o Procurador de Justiça Salvador Conte.

 O evento será realizado  até o dia 12 de novembro, das 8 da manhã até às 18 horas, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, o Bandeirão, na sede do MP, localizado na Av. Coronel Teixeira, 7995, Nova Esperança.

 O concurso acontece desde 2002, contando com a participação da classe acadêmica,  estudantes das universidades de Direito públicas  e privadas do estado. Dessa edição, participam oito instituições: Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Uninilton Lins, Fametro, Esbam, Marta Falcão e Unip.

 No evento, os estudantes têm a oportunidade de demonstrar como funciona um julgamento de verdade, e ainda,  conhecer melhor o Ministério Público. Para participar do evento, é necessário que os alunos tenham cursado as disciplinas de Direito Penal e Prática Processual Penal.  A exigência é feita, porque o objetivo é possibilitar o contato com os problemas reais da sociedade, além de fortalecer a formação humanitária do aluno e auxiliá-lo na formação de um pensamento crítico, aplicado à prática do futuro profissional de Direito.

 O Juri Simulado também é uma espécie de termômetro de conhecimentos. Por meio da atividade é possível medir a capacidade dos estudantes e descobrir talentos que despontarão num futuro próximo. E como se trata de uma análise de comportamento e postura diante do tribunal, os acadêmicos que se destacam recebem premiações. A disputa é feita em duas categorias: equipe e individual. Sendo que, a equipe vencedora só é conhecida após 10 sessões de Júri. Já no individual, o vencedor sai depois da primeira apresentação de cada um. O prêmio é em dinheiro e  os valores variam entre R$ 700,00 e R$ 1500,00 nas classificações 1º, 2º e 3º lugar, tanto na categoria Equipe, quanto na Individual.  

 

 

O Homenageado

 

Salvador Conte ingressou no MP em 1976 e foi nomeado Promotor de Justiça com lotação inicial na comarca de Canutama. Nãodemorou muito tempo, foi chamado para assumir Humaitá e depois Urucurituba.

Em 1977, assumiu a promotoria com atuação junto ao tribunal do júri na capital. Atuou nessa função até ser promovido ao cargo de Procurador de Justiça, por merecimento, para atuar nas Câmaras Reunidas.

Aposentou-se em janeiro de 1995, por força do Ato n. 0001/95, de 02 de janeiro do mesmo ano, na gestão do Procurador-Geral de Justiça, Pedro da Silva Costa.