Colégio de Procuradores aprova por unanimidade o Plano Estratégico 2017-2027 do MP-AM

FACHADA MPAM

 

Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira, 15 de setembro de 2017, o Colégio de Procuradores de Justiça aprovou por unanimidade o Plano Estratégico do Ministério Público do Estado do Amazonas 2017-2027. Resultado de seis meses de trabalho intenso, o Plano reúne propostas de ações que devem ser desenvolvidas ao longo dos próximos dez anos, visando a melhoria dos serviços prestados à população amazonense.

Na condição de Presidente do CPJ, o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Carlo Fábio Braga Monteiro, apresentou um resumo do processo de elaboração do Plano, antes de submetê-lo à apreciação dos integrantes do CPJ. A aprovação foi unânime.

O Plano foi elogiado pelos membros do Conselho Nacional do Ministério Público, por ocasião de sua apresentação, em Brasília e foi sugerido que, depois de aprovado, o documento fosse publicado no portal institucional, a fim de dar maior visibilidade aos objetivos macros e respectivas iniciativas propostas.

Reunindo mais de duzentas iniciativas associadas a 20 objetivos estratégicos macros, o Plano  tem por objetivo proporcionar à sociedade amazonense a promoção da sustentabilidade ambiental, da dignidade e cidadania, da proteção integral da criança e do adolescente, da paz social e segurança pública, e proteção do patrimônio público.

Com a aprovação, o Comitê de Governança, instalado em agosto de 2017, já pode dar início à execução do Plano, definindo as iniciativas passíveis de implementação mais imediata por não exigirem previsão orçamentária. O Comitê de Governança é responsável pela avaliação, monitoramento e atualização da estratégia de gestão do órgão ministerial. A nova instância administrativa integra a estrutura organizacional permanente do MP-AM e tem caráter decisório.