CNMP debate o combate à corrupção com representantes da Transparência Internacional
- Criado: Sexta, 18 Agosto 2017 15:26
- Publicado: Sexta, 18 Agosto 2017 15:26
O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Fábio George Cruz da Nóbrega recebeu, para uma reunião, os representantes da Transparência Internacional no Brasil Bruno Brandão e Fabiano Angélico. O objetivo foi discutir parcerias que podem ser firmadas entre esta organização não-governamental e o Ministério Público brasileiro visando prevenir e reprimir a corrupção no País. O encontro, realizado nesta semana, na sede do Conselho, em Brasília-DF, também contou com as presenças de Cláudio Portela, ex-corregedor nacional do MP, e do procurador da República Victor Veggi.
Um dos pontos tratados na reunião foi sobre como a Transparência Internacional poderia ajudar o Ministério Público brasileiro a identificar e adotar modelos eficientes para o desenvolvimento de projetos de prevenção à corrupção, a partir de verbas obtidas por meio de acordos assinados com empresas brasileiras. “Por conta da experiência internacional que eles têm, estão se colocando à disposição para ajudar na formatação desses modelos, o que pode auxiliar, sobremaneira, o trabalho do Ministério Público brasileiro", explicou Fábio George.
Outro ponto de destaque discutido na reunião foi a ajuda que o Ministério Público brasileiro poderia dar a um estudo, feito em parceria entre a Transparência Internacional e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre iniciativas legislativas para melhorar o enfrentamento da corrupção no Brasil. “Há um ponto específico destinado a identificar boas práticas que podem auxiliar no aperfeiçoamento do controle e da atuação disciplinar do MP e do Poder Judiciário em nosso País. A Corregedoria Nacional do Ministério Público pode, certamente, pelo seu histórico de atuação, contribuir bastante com os subsídios solicitados”, falou Fábio George.
A Transparência Internacional é uma organização não-governamental que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção. Foi fundada em 1993 e encontra-se sediada em Berlim, na Alemanha
(Com informações da Ascom/CNMP)