Instalado o Comitê de Governança do MP-AM

20170809 114354

Foi instalado, no dia 9 de agosto de 2017, o Comitê de Governança do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). Instituído por meio da Resolução nº 006/2017-CPJ, o Comitê de Governança é responsável pela avaliação, monitoramento e atualização da estratégia de gestão do órgão ministerial. Presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Carlos Fábio Braga Monteiro, a reunião de instalação dá início à execução do Plano Estratégico MP-AM 2017-2027.

“Estou muito feliz pela instalação deste comitê, por tudo o que ele representa para a instituição, e, especialmente, pela inclusão nele dos coordenadores dos sete Centros de Apoio Operacionais do Ministério Público”, comemorou o Procurador-Geral de Justiça, doutor Fábio Monteiro.

A instalação do comitê de governança marca o início de uma nova fase de gestão do órgão ministerial, pautada na governança estratégica, conforme estabelece a Resolução 006/2017-CPJ, publicada no Diário Oficial Eletrônico do dia 13 de junho de 2017. O Comitê de Governança é uma nova instância que passa a integrar a estrutura organizacional permanente do MP-AM no seu sistema de planejamento, tendo caráter decisório.


O Agente Técnico-Administrador Marlon André Mendes Bernardo apresentou aos membros do Comitê o mapa estratégico do MP-AM, representação gráfica do Plano Estratégico 2017-2027, relacionando os objetivos do plano e apontando a convergência deles para a entrega de valores à sociedade.


Na reunião, o Promotor de Justiça Ítalo Klinger Rodrigues do Nascimento, foi eleito secretário do Comitê de Governança. O Promotor contará com o apoio da servidora Nelma Peixoto. O Promotor falou sobre os critérios que devem nortear o Comitê na priorização das iniciativas e medidas do plano estratégico do MP-AM. Fundamento estratégico, impacto na isonomia das condições de trabalho, benefícios para a sociedade, grau de motivação, custo, prazo e risco de realização das iniciativas propostas devem nortear a priorização das medidas.


A próxima reunião do Comitê de Governança será realizada após a aprovação do Plano Estratégico pelo Colégio de Procuradores de Justiça. Nessa primeira reunião com o Plano Estratégico aprovado, estão em pauta a proposta de cronograma e o regimento do Comitê.

Composição do Comitê de Governança do MP-AM:

I – Procurador-Geral de Justiça;
II – Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e
Institucionais;
III – Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos;
IV – Secretário-Geral;
V – Corregedor-Geral;
VI – 01 (um) representante do Colégio de Procuradores de Justiça;
VII - 01 (um) representante do Conselho Superior do Ministério Público;
VIII – O responsável pela Unidade de Gestão da Estratégia;
IX – Coordenadores dos Centros de Apoio Operacional.