MP-AM faz palestra inaugural do projeto “O MP nas Escolas” para estudantes das redes pública e privada

20170809 092531

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou nesta quarta-feira, 9 de agosto, palestra inaugural do projeto “O MP nas Escolas”.


A ideia é dotar os alunos de conhecimentos sobre as vias de acesso para efetivação dos direitos fundamentais do cidadão e estreitar os laços entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e a sociedade em geral, por meio das escolas.

O Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro abriu o evento que marca a retomada do projeto. “É importante que o MP esteja inserido, com os segmentos da educação, para que os Membros do Ministério Público se dirijam às escolas, compartilhem conhecimentos nas suas áreas de atribuição com temas extremamente relevantes para ajudar na formação intelectual e moral dessas crianças e jovens. Nesse novo formato do programa vamos além, trazendo esses estudantes para dentro do MP, a fim de que eles conheçam com profundidade a nossa realidade e atuação”, destacou o PGJ.


A atividade, realizada no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, contou com a presença de 250 convidados, entre eles, estudantes das redes de ensino municipal, estadual e privada, além de professores e técnicos em educação.


Além do PGJ, a Subprocuradora-Geral para Assuntos Administrativos, Leda Mara Nascimento Albuquerque palestrou sobre o tema “O que é o Ministério Público”. De acordo com a Subprocuradora, o projeto foi criado pelo Promotor Abrahim Nasser Netto, falecido em abril de 2015, e agora volta repaginado, com nova metodologia para fortalecer ainda mais os objetivos. “É importante levar para a escola essa discussão em torno dos direitos relativos à educação, ao esporte, à infância e juventude. A ideia é contribuir com a melhor formação do cidadão que sairá dessas instituições educacionais”, afirmou.


A programação ainda contou com as exposições do Promotor Adelton Albuquerque Matos, titular da 31.ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude Infracional e da Promotora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves, titular da 59.ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e à Educação (PRODHED). Na palestra inaugural foram destacados o papel do Ministério Público, as funções e os canais de acesso do órgão, os processos atuação e a importância de estreitar os laços entre o Ministério Público e a sociedade por meio das escolas.

 

IMG-20170809-WA0003


Os alunos das escolas municipais Ana Sena Rodrigues e Marechal Cândido Rondon, das escolas Senador Petrônio Portela e Adelaide Tavares de Macedo, da rede estadual, e Escolas Idaam, da rede privada, foram os primeiros atendidos pelo programa. “''Eu considero muito importante essa parceira entre o Ministério Publico com as escolas públicas estaduais e municipais, em conjunto com a rede particular de ensino, onde se formam os conceitos básicos de cidadania. E hoje a Secretaria de Educação de Manaus prima por uma formação integral de nossos estudantes. Dentro dessa formação, está o desenvolvimento de seus alunos em todos os aspectos. O aluno precisa ter todo esse conhecimento para que ela possa se posicionar na sociedade, sendo esta parceria valiosa'', constatou a Subsecretária da Semed, Euzenir Trajano.


Os estudantes acompanharam as palestras atentamente e puderam fazer questionamentos aos Promotores de Justiça. “Foi ótimo para eu adquirir mais conhecimento e saber mais sobre o papel do Ministério Público, até para ter mais consciência sobre os meus direitos como cidadão”, disse Júlio Rodrigues, aluno do ensino médio da escola estadual Senador Petrônio Portela.

IMG 20170809 105655935


Ao fim das atividades, os alunos receberam certificados de participação do MP-AM. Para a Promotora de Justiça e coordenadora do Ceaf, Wandete de Oliveira Netto, a palestra inaugural do “O MP nas Escolas” alcançou os objetivos com sucesso. “Os estudantes interagiram, participaram com questionamentos, o que foi muito positivo. Agora o projeto terá continuidade com as nossas equipes indo para as escolas”, afirmou a  Promotora.


“O MP nas escolas” seguirá um cronograma a ser divulgado previamente para as instituições parceiras.  As equipes do MP-AM, compostas por Promotores de Justiça e técnicos, visitarão 2 escolas semanalmente durante o ano letivo. Os temas a serem abordados durante as palestras levarão em conta as demandas das escolas.

 

IMG 20170809 105606255