PGJ faz abertura de curso de Investigação Criminal no MP-AM

WhatsApp Image 2017-07-05 at 2.06.38 PM1

 

Nesta quarta-feira, 05 de julho, o Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro fez a abertura oficial do Módulo VII do Curso Teórico e Prático de Investigação Criminal, voltado para membros e agentes técnico-jurídicos do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) que atuam nas áreas afins do órgão ministerial. Convidados de outras instituições, como o Exército e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, também inscreveram representantes para participar do curso.

A atividade é realizada por meio do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime Organizado (CAO-CRIMO), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), nos dias 05, 06 e 07 de julho, no auditório Gebes Medeiros, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. “Esse efeito pedagógico é benéfico para Membros, servidores e convidados porque é uma técnica nova que a palestrante trouxe, e essa somatória nos dará mais conhecimento para produzirmos investigações exitosas”, comemorou a Promotora de Justiça Wandete de Oliveira Netto, coordenadora do Ceaf.

Para o Procurador-Geral de Justiça, realizar mais esse evento voltado para a qualificação de Membros e servidores é um investimento valioso que terá retorno para a sociedade. “Não é fácil, dentro desse cenário de limitações orçamentárias, honrar alguns compromissos que assumimos desde o início da gestão, pois, todo evento tem um custo, mas não tenho dúvidas de que o tema é muito importante. O maior objetivo é capacitar todos os Membros e servidores no sentido de que a atuação ministerial ganhe mais qualidade em prol da população”, destacou o PGJ.

No Módulo VII será abordado o tema “Inteligência Operacional: Técnica de Entrevista Perfilativa”, proferido pela Sra. Ana Paula Alves Ferreira Botelho, Agente Federal de Execução Penal do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), atualmente Analista da Coordenação-Geral de Inteligência da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal. “O curso vem para analisar as inconsistências do discurso, principalmente quando aplicado dentro da inteligência na área de entrevistas, depoimentos. Ele vem para melhor perfilar as técnicas usadas para uma maior credibilidade do que tem sido atualmente. Os participantes vão poder utilizar as técnicas operacionais nas quais o Ministério Público trabalha”, disse a instrutora.

“Esse efeito pedagógico é benéfico para Membros, servidores e convidados porque é uma técnica nova que a palestrante trouxe, e essa somatória nos dará mais conhecimento para produzirmos investigações exitosas”, comemorou a Promotora de Justiça Wandete de Oliveira Netto, coordenadora do Ceaf.

Segundo o Procurador de Justiça Mauro Veras, Coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), o curso envolve troca de experiência, sendo importante no crescimento profissional, tanto do Promotor, como do Agente Técnico Jurídico, Servidores, dentre outros que estejam interessados em aprimorar o trabalho das promotorias. “No caso, como as promotorias estão focadas em investigação, o conteúdo do curso toca em um ponto sensível, que é colher o máximo de informações presentes nas entrevistas, nos depoimentos, sejam estes de testemunhas ou de investigados”, afirmou o Procurador.