Ajustamento de conduta garante segurança e organização do Forró de Rua de Manicoré

g manicore-am-praca-central-e-a-orla-fotoiapetus2
O Ministério Público do Estado do Amazonas firmou termo de ajustamento de conduta com a prefeitura de Manicoré para garantir a segurança e promover a organização do Forró de Rua, festa típica de São João realizada no município localizado a 330 quilômetros de Manaus. A medida, segundo informou o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Manicoré, Promotor de Justiça Marcelo de Salles Martins, visa garantir a segurança da população e resguardar a integridade de crianças e adolescentes, durante os trinta dias de festividade.

“A festa é tradicional, mas a cidade cresceu e, com um contingente policial reduzido, fica cada vez mais difícil garantir a integridade da população, especialmente das crianças e adolescentes, diante dos excessos decorrentes da comercialização indiscriminada de bebida alcoólica e do volume de pessoas nas ruas”, justificou o Promotor de Justiça Marcelo de Salles Martins.

O Forró de Rua é festa típica do município de Manicoré, promovida pela prefeitura, junto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do município e lideranças comunitárias de cada bairro, ao longo dos meses de junho e julho. Segundo o Promotor de Justiça Marcelo de Salles Martins, o ajustamento se tornou necessário para conter excessos e impedir a ocorrência de crimes e outras irregularidades.

O TAC foi estabelecido depois de várias reuniões realizadas pelo Promotor de Justiça Marcelo de Salles Martins com o prefeito, Manuel Sebastião Pimental de Medeiros, com a secretária municipal de cultura, Maria Madalena Nascimento, com conselheiros tutelares, autoridades policiais e lideranças comunitárias. O TAC estabelece as responsabilidades de cada órgão envolvido na realização do evento, apontando as obrigações da Prefeitura Municipal, da Polícia Militar, dos coordenadores do Forró de Rua e do Conselho Tutelar.