Fórum debate sistematização e consolidação de dados sobre agrotóxicos no Amazonas


O Fórum Amazonense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos se reunirá nesta terça-feira, 27 de junho de 2017, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para debater, entre outros temas, a sistematização e a consolidação do banco de dados sobre o uso de agrotóxicos no Estado.


“Essa sistematização e consolidação fazem parte do plano de ação do fórum para 2017. Essa é uma informação muito solicitada, mas que depende de um trabalho de pesquisa muito grande. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está colaborando conosco nesse sentido”, disse a Promotora de Justiça do MP-AM Aurely Pereira de Freitas, Coordenadora do Fórum.


Também estão na pauta da reunião a coleta de alimentos nas áreas de produção para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen) e uma visita técnica do Fórum ao Laboratório da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST-UEA).


O Fórum foi instalado no dia 19 de fevereiro de 2016, na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e é formado por 29 entidades e instituições fundadoras, dentre as quais a UFAM, a ILMD/Fiocruz Amazônia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Movimento de Mulheres Camponesas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e a Associação de Produtores Orgânicos do Amazonas (Apoam).