Campanha de Vacinacao Infantil 93934

CAO-PDC habilita mais três escolas da Semed a receberem o selo Juntos Pela Vida

JUNTOS COM SELO 2c47c

 

Inscrições para participação no projeto se encerram no próximo dia 27/10 e a certificação está prevista para o próximo dia 10 de novembro

A Coordenação do projeto Juntos Pela Vida habilitou, nesta quarta-feira (27/9), mais três escolas da rede municipal de ensino a receberem o selo Juntos Pela Vida, projeto voltado à ampliação da cobertura vacinal infantojuvenil no Amazonas. Além da verificação dos documentos, a equipe do projeto também vem analisando os motivos da desatualização do cartão de vacina identificados durante esse processo.

O Centro Municipal de Educação Infantil Denival Leite de Oliveira Júnior, localizado na zona Norte, e as escolas municipais Vila da Felicidade e Raimunda Barroso Ramires, ambas na zona Leste, superaram o índice de 80% de alunos vacinados e vão receber a certificação no próximo dia 10/11.

Segundo a equipe do projeto, a identificação dos principais motivos alegados pelos pais para a não vacinação de seus filhos vai servir de base para a definição de novas estratégias de atuação do Ministério Público com vistas à superação dessa resistência.

A questão religiosa ainda é fator de resistência dos pais à vacinação, segundo a gestora Karina Rui Gonçalves, do CMEI Denival Leite de Oliveira Júnior, que alcançou 84% de alunos vacinados. Além disso, a dificuldade de acesso ao serviço de vacinação também contribui para a desatualização dos cartões de vacina. Na escola de tempo integral Vila da Felicidade, que atingiu 83,5%, foi necessário que o gestor Francisco Sales, providenciasse o transporte de alunos e responsáveis ao posto de vacinação mais próximo, visto que a UBS Dra. Luiza do Carmo Ribeiro Fernandes localizada ao lado da escola não oferece esse serviço.

Na Escola de Ensino Fundamental Raimunda Barroso Ramires, a gestora Franciane Martins Lima Fernandes adotou um placar de vacinação, que ia sendo atualizado regularmente, para estimular a comunidade a aderir à campanha de imunização. A estratégia deu resultado e a escola atingiu 81% de alunos vacinados em apenas dois meses de campanha.