- Você está aqui:
- Home >
- Juntos pela Vida >
- Notícias >
- Com índice de vacinação de estudantes acima de 80%, mais seis escolas da rede municipal estão aptas a receber o selo Juntos Pela Vida
Com índice de vacinação de estudantes acima de 80%, mais seis escolas da rede municipal estão aptas a receber o selo Juntos Pela Vida
Seis escolas rurais do município de Manaus alcançaram o índice de vacinação de alunos exigido pelo programa Juntos Pela Vida, do Ministério Público do Amazonas (MPAM), e já se qualificaram para receber a certificação de escola imunizada, o Selo Juntos Pela Vida. No dia 15/5, as escolas receberam a visita da equipe da Coordenação do Projeto, que, na auditoria, identificou o alto índice de vacinação nas unidades de ensino. Os selos serão entregues às escolas no dia 7/6, por meio dos Centros de Apoio Operacional Promotorias de Justiça da Cidadania (CAO-PDC) e da Infância e Juventude (CAO-IJ), no auditório Gebes de Mello Medeiros, na primeira cerimônia de entrega do Selo no ano de 2023.
As seis escolas inscritas para obtenção do Selo Juntos pela Vida são: Escola Municipal Raimunda Brasil, Escola Municipal São Sebastião II (Comunidade São Sebastião), Escola Municipal Divino Espírito Santo (Comunidade Bela Vista do Jaraqui), Escola Municipal São Luiz de Gonzaga (Comunidade Ribeirinha Lago do Puraquequara - Rio Amazonas), Escola Municipal Elizabeth Siqueira Ferreira (Comunidade Jatuarana) e Escola Municipal Santa Rosa (Comunidade Santa Rosa do Tabocal - Rio Amazonas).
A Escola Municipal São Sebastião II (Comunidade São Sebastião), por exemplo, conta com um quadro de 47 alunos matriculados, dos quais 43 estão com a vacinação completa, atingindo um índice de 91,48% dos alunos imunizados, estando apta a receber o Selo Juntos Pela Vida.
As equipes de gestores das escolas tiveram que enfrentar muitas dificuldades para alcançar o índice de vacinação, especialmente em relação à logística para vacinar alunos que vivem em áreas remotas. Porém, com a união de todos os envolvidos, foi possível realizar campanhas de vacinação, como o "Dia da Vacina com Pipoca", que foi um sucesso na Escola Municipal São Sebastião II.
“Aqui quase 50% dos alunos são indígenas e foi necessário estreitar os laços com a comunidade indígena para ganhar a parceria deles. É bom saber que daqui pra frente poderemos manter a segurança com a vacina em dia”, declarou o gestor Robson de Sousa Melo.
Outra escola habilitada, a Escola Municipal Raimunda Brasil, alcançou um índice de 82% de vacinação, com 60 alunos imunizados, dos 73 matriculados. O gestor Mauro Marques declarou que o selo tem grande valor simbólico, mas que o que lhe causa alegria é saber que a saúde das crianças da escola está resguardada.
Apesar das dificuldades, as seis escolas conseguiram alcançar o índice de vacinação exigido pelo programa Juntos Pela Vida e agora poderão receber a certificação de escola imunizada. Os gestores das escolas destacaram que a certificação é importante para a comunidade, mas que o mais importante é saber que as crianças estão protegidas contra doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação.
Juntos pela Vida
A certificação com o Selo comprova a qualificação das redes de ensino, pública e privada, inscritas no programa que incentiva a cobertura vacinal infantojuvenil, na faixa de cinco a 17 anos no Amazonas.
O projeto idealizado por membros do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Cidadania (CAO-PDC) e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) visa ampliar a cobertura vacinal infantojuvenil, além de prestigiar, através do Selo, escolas que se comprometem com a saúde e bem-estar dos seus estudantes, na construção de um ambiente escolar mais seguro e de uma sociedade mais protegida.