• Conteúdo 1
  • Menu 2
  • Busca 3
  • Rodapé 4
  • A+
  • A
  • A-
  • Alto contraste Alto contraste
  • Mapa do site 5
  • Acessibilidadesímbolo internacional de acesso
  • Entrar

Marca do Ministério Público do Estado do Amazonas

  • Institucional
    • Sobre o MPAM
    • Estrutura Orgânica
    • Procuradoria-Geral
    • Colégio de Procuradores
    • Conselho Superior
    • Corregedoria-Geral
    • Ouvidoria-Geral
    • Membros
      • Membros em ordem de antiguidade
    • Subprocuradorias
      • Subprocuradoria Institucional
      • Subprocuradoria Administrativa
    • CEAF
    • Diretorias
    • Controle Interno
    • Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI)
    • Assessorias
      • Comunicação
      • Cerimonial
      • Segurança Institucional
    • Gestão de Pessoas
  • Áreas de Atuação
    • Centros de Apoios Operacionais
      • Cível
      • Consumidor, Cidadania e Patrimônio Público
      • Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Urbanismo
      • Infância e Juventude
      • Criminal
      • Combate ao Crime Organizado
      • Eleitoral
    • Núcleos de Atuação
      • Núcleo de Acolhimento às Vítimas e Vulneráveis
      • Núcleo de Apoio Técnico - NAT
      • NUPA-MPAM
      • PLID
    • Projetos
    • Comarcas
    • Juntos pela Vida
  • Serviços
    • Transparência
      • Buscador do Transparência
    • Transparência COVID-19
    • Processos Seletivos
    • Plantão MP
      • Plantão MP - Promotores
      • Plantão MP - Servidores
      • Plantão MP Interior
      • Plantão MP - Procuradores
    • Produtividade dos Membros
    • Sumários Correntes
    • Formulários e Manuais
    • Links Externos
    • Informe-se SAJ MPAM
    • Informe-se MP Virtual
    • Legislação
    • Acessibilidade
      • Mapa do Portal
    • Licitações
    • Contracheque Web
    • Acesso à Informação
    • Consulta de Processo
    • Autenticidade de Documentos
    • Processos Distribuídos
    • Relatórios Anuais
    • Resoluções, Assentos e Atas
    • Gestão Documental
    • Eleições Internas 2025
    • Protocolo Eletrônico - MPAM
  • Comunicação
    • Notícias do Portal
    • Webmail
    • O MP pelos olhos de quem fez
      • Os Personagens
        • Galeria de Imagens de Pedro da Silva Costa
    • Entrevistas
    • CoronaVírus Informe-se
    • Denúncias
    • Telefones e Endereços do MPAM
  • Você está aqui:  
  • Home

Entrevista com a Conselheira do CNMP, Claudia Chagas, que preside a Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo da instituição.

  • Imprimir

A elaboração do Planejamento Estratégico Nacional (PEN) do Ministério Público do Brasil tem como pilar a busca do aperfeiçoamento e de uma maior eficiência do MP brasileiro afirma a conselheira do CNMP, Claudia Chagas, que preside a Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo da instituição. Em entrevista concedida ao Portal do CNMP ela avalia que o PEN, que foi iniciado no segundo semestre de 2010, é a possibilidade de encontrar convergências na diversidade e construir a unidade respeitando a autonomia. Justamente pelo fato de proporcionar a integração dos ramos do MP do brasileiro e o conhecimento das peculiaridades de cada região.

Para Claudia Chagas, o PEN é um marco para o MP brasileiro, pois se trata de uma iniciativa inédita que vem recebendo amplo apoio e certamente será aperfeiçoado ao longo do tempo. Confira a seguir trechos da entrevista na qual ela explica como surgiu a necessidade de elaborar o projeto, os benefícios e os objetivos que se pretendem atingir dentro e fora das unidades de atuação do MP.

 

Portal CNMP - Como surgiu a necessidade de criar um Planejamento Estratégico Nacional (PEN) para o Ministério Público (MP)?


Claudia Chagas - Ao fazer o seu próprio planejamento estratégico o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ressaltou a importância do seu papel de órgão de integração e desenvolvimento do Ministério Público (MP) brasileiro. Dessa forma, considerou que, além de sua missão constitucional de fiscalização administrativa e financeira e do cumprimento dos deveres funcionais, o CNMP tem a responsabilidade de contribuir para a unidade do MP e então surgiu a proposta de se fazer um planejamento estratégico para o MP.


Quais são os objetivos do PEN?

 
Ouvir da forma mais ampla possível as lideranças e membros de todos os ramos do MP para, em conjunto, estabelecer objetivos estratégicos e, a partir daí, planejar ações conjuntas. Pretende-se ainda, nesse esforço coletivo, contribuir para maior eficiência do MP e transmitir à sociedade a imagem de um MP uno e integrado.

 

De que forma o PEN impactará nas atividades do MP brasileiro?


No que se refere à área meio, verificamos com o planejamento estratégico de cada unidade que as pretensões são muito semelhantes. Pretende-se com isso, contribuir para a maior eficiência das instituições com o compartilhamento de projetos e experiências, bem como da unificação de alguns procedimentos. Quanto à área fim, o objetivo é eleger alguns temas prioritários e estabelecer ações conjuntas para enfrentá-los. Além disso, diversos projetos bem-sucedidos podem ser implantados em outras unidades.

 

Quais benefícios o PEN trará para sociedade?


A preocupação com uma gestão estratégica e a maior interação entre os ramos do MP, em torno de questões de grande importância, terão como resultado um MP mais eficiente. A sociedade espera um MP parceiro, que possa efetivamente cumprir sua missão constitucional, em especial na promoção de direitos, na fiscalização das políticas públicas e no combate ao crime.

 

Como está definido o cronograma de trabalho do PEN?


Esperamos concluir a primeira etapa até julho, apresentando um mapa estratégico, um banco de projetos e indicadores. Em seguida, será iniciada a segunda etapa com a construção de ações temáticas, a partir das prioridades estabelecidas.

 

Quem são os participantes da comissão do PEN?


No CNMP, participam os integrantes da Comissão de Planejamento Estratégico, que trabalham com o apoio da secretária de gestão estratégica, da secretária de comunicação e da consultoria contratada para o projeto.

 

Qual foi o critério de escolha para contratar a consultoria?


Buscamos uma empresa especializada não só em gestão pública, mas especialmente em gestão no MP. O MP tem peculiaridades que o diferenciam de todas as demais instituições públicas, o que dificulta a elaboração de um planejamento por quem não o conhece em detalhes. Assim, para haver o bom desenvolvimento do trabalho em um prazo razoável, precisávamos de uma equipe que já conhecesse bem a instituição e seus Membros. De todas as empresas ouvidas concluímos que a GD Consult atendia melhor às nossas pretensões.

 

Até o momento como está a adesão dos MPs dos estados e demais ramos do MPU ao PEN?


A adesão tem sido integral. O CNMP se preocupou, desde o início, em construir o projeto com a colaboração dos diversos ramos do Ministério Público da União (MPU). Para isso, foi criado um grupo de apoio que conta com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados, Distrito Federal e da União (CNCG), os procuradores-gerais do MPU, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), associações do MPU e Conselho dos Ouvidores. Procura-se, assim, a realização de um trabalho que é feito a muitas mãos, desde a escolha do método, até a consolidação dos resultados e a implementação do planejamento.

 

Para integrar os ramos do MP do Brasil estão sendo realizados eventos regionais. Como está o andamento destes eventos e quais os resultados alcançados?


Sabemos que o sucesso do PEN depende da compreensão e adesão, não só das lideranças, mas também de todos os membros. Por outro lado, não há como fazer um planejamento nacional sem conhecer as peculiaridades de cada ramo e as características de cada região. Assim, sendo impossível ouvir mais de 14 mi integrantes do MP brasileiro, decidimos que a melhor forma de trabalho seria a presença do CNMP, em diversas regiões do país, com a finalidade de ouvir representantes das diversas unidades. Os trabalhos têm sido muito proveitosos e é de fato uma possibilidade de encontrarmos convergências e conhecer melhor o MP brasileiro.

 

Será realizado também um encontro somente para a área meio? Por quê?

 
Sim, o encontro da área meio será realizado em Brasília com representantes de todos os ramos e unidades. A separação justifica-se porque, ao analisarmos todos os planejamentos estratégicos já elaborados, constatamos que os objetivos, indicadores, metas e ações relacionadas à atividade meio são muito semelhantes. Já no que se refere à atividade fim, a diversidade é maior principalmente se levarmos em conta as diversidades regionais.

 

Quais as finalidades da enquete voltada para os procuradores e promotores de todo Brasil e das entrevistas com os procuradores gerais de justiça?


A enquete e as entrevistas são algumas das ferramentas importantes neste processo de conhecer melhor o MP, os projetos dos administradores e a pretensão dos Membros da carreira. Como já foi dito, seria impossível conhecer a opinião de mais de 14 mil membros sem ela. Assim, adotamos um método que procurava de diversas formas apurar os objetivos institucionais e as pretensões individuais. Trata-se ainda de um conjunto de iniciativas que pretende legitimar da melhor forma possível o PEN.

 

Essas iniciativas conseguiram alcançar seus objetivos?

 
Sim, mas é importante lembrar que estas ferramentas não podem ser avaliadas individualmente, mas devem ser consideradas em seu conjunto. É o somatório de todas as iniciativas que trará o resultado o pretendido. Além da enquete e das entrevistas, trabalhamos com a análise dos planejamentos estratégicos já existentes, com reuniões envolvendo as principais lideranças e com os encontros regionais, onde representantes de todas as unidades são ouvidos, debatem intensamente e apresentam ao CNMP suas contribuições para o aperfeiçoamento do MP. Só a partir dai que será elaborado o planejamento final. Lembro que o Planejamento e um processo vivo, avaliado com frequência para que sejam feitas as adaptações necessárias ao alcance dos objetivos definidos.

 

Depois disso como serão as próximas etapas?


As próximas etapas serão: a elaboração do mapa estratégico, a construção de indicadores estratégicos, a instituição de um banco de projetos, planejamento de comunicação, no qual comunicará o plano ao público interno e externo e a instituição de comissões temáticas para a escolha de ações e elaboração de projetos.

 

Em sua opinião, qual a relevância desta iniciativa?

A relevância é indiscutível. O MP tem uma missão relevante e para o seu bom desempenho precisa da autonomia institucional e da independência funcional. São dois conceitos indissociáveis da nossa atuação. Não é possível, contudo que consideremos que os valores da autonomia e da independência sejam incompatíveis com a unidade, que também está prevista na Constituição Federal. Diante disso, PEN é uma oportunidade para promovermos uma maior integração entre os diversos ramos e unidades. É a possibilidade de encontrar convergências na diversidade e construir a unidade respeitando a autonomia. Certamente é um marco para o MP brasileiro, pois se trata de uma iniciativa inédita que vem recebendo amplo apoio e certamente será aperfeiçoado ao longo do tempo. Pretende- se iniciar um processo na busca do aperfeiçoamento e de uma maior eficiência do MP brasileiro. A intenção é que o PEN tenha continuidade independemente de quem esteja à frente das instituições participantes.

 

Fonte: CNMP

 

 

Benjamin Constant: Promotoria cobra fiscalização no trânsito

  • Imprimir

A Promotoria de Justiça do município de Benjamin Constant encaminhou recomendação ao Comandante da Polícia Militar da cidade para que intensifique as ações de fiscalização no trânsito, visando retirar da condução de veículos automotores, crianças e adolescentes.

A referida recomendação se extendeu ao Chefe de Polícia Civil do mesmo município, para que proceda a instauração dos procedimentos policiais cabíveis em relação ao menor e ao seu respectivo responsável, ou pessoa que possa ter entregue ou de alguma forma facilitado ou consentido o acesso do menor ao veículo automotor, bem como, ao Conselho Tutelar e ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, para que fiscalizem o cumprimento desta recomendação.

A medida visa, além garantir a aplicação do Código de Trânsito Brasileiro e do Estatuto da Criança e do Adolescente, resguardar a saúde, a integridade física e a vida de crianças e adolescentes e da sociedade em geral.

A ação do Ministério Público foi motivada pelos crescente número de crianças e adolescentes envolvidos em acidentes de trânsito em Benjamim Constant, inclusive como vítimas fatais.

Segundo o Promotor de Justiça da comarca,  Luiz Alberto Dantas de Vasconcelos, a presente medida foi precedida de ampla campanha de conscientização da população, inclusive com nota divulgada na rádio local.

Ainda segundo o Promotor, " a ação policial e a conscientização dos pais e responsáveis são fundamentais para coibir essa corriqueira prática ilegal, que tem prejudicado a saúde e a integridade física de crianças e adolescentes no município, isso quando não tem ceifado de maneira precoce, a vida de tantos jovens".

Maraã: Tribunal do Júri condena acusado de homicídio

  • Imprimir

No último dia 23 de março, no Município de Maraã, foi realizada a 1ª. Sessão de Julgamento do Tribunal do Júri Popular de 2012 para julgar o réu Victor Manuel Torres Cordova, acusado pela Justiça Pública de assassinar a ex-companheira ANA DA SILVA SENA e ainda provocar o aborto de seu filho, fatos estes ocorridos no dia 27 de julho de 2009.

O acusado foi denunciado pelo Ministério Público por infringência aos artigos 121, parágrafo 2º., Incisos II, III e IV, e 125, combinado com o artigo 70, parte final, todos do Código Penal.

O julgamento foi presidido pelo Juiz da Comarca, Dr. Jean Carlos Pimentel dos Santos, e contou com a participação do Advogado de Defesa, Dr. Saul Max Pinheiro de Vasconcelos.

Após o encerramento dos debates e a votação dos quesitos, os jurados integrantes do Conselho de Sentença reconheceram a autoria e a materialidade dos crimes, afastando a tese defensiva concernente à prática de lesão corporal seguida de morte, e ainda acolheram as 3 qualificadoras sustentadas pelo Órgão Ministerial, sendo então o réu condenado à pena de 18 anos de reclusão em regime inicialmente fechado.

A Sessão de Julgamento foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Maraã, tendo início às 10h e término às 21h.

MP-TV estréia em julho

  • Imprimir

DSC01172

Nesta terça-feira, dia 28 de junho, o Procurador-Geral Francisco Cruz gravou participação no primeiro programa MPTV que será exibido pela TV CULTURA, a partir do mês de julho. A gravação aconteceu nos estúdios na emissora na Praça 14. O primeiro programa aborda a questão das áreas de risco e conta com a participação do Promotor de Justiça Paulo Stélio e da Procuradora Jussara Pordeus. 

A atração irá ao ar duas vezes por semana, será apresentada por Camila Barbosa e contará com reportagens externas realizadas pela cidade mostrando a atuação do MP-AM.

Novo Defensor Geral toma posse em Manaus

  • Imprimir

O Ex-corregedor Dr. Ricardo Trindade tomou posse na manhã desta quinta-feira, 22, ao cargo de Defensor Público Geral do Estado. Ricardo Trindade deverá cumprir mandato de 2 anos na Defensoria Pública do Estado do Amazonas. Ele foi escolhido pelo Governador do Estado, Omar Aziz, após ter sido um dos eleitos para compor a lista tríplice, no dia 29 de fevereiro. Trindade foi o mais votado e recebeu 31 votos.  O corregedor estava assumindo interinamente a instituição e concorreu com outros 5 Defensores.

Na solenidade de posse, que foi realizada no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, às 10h, na Sede do Ministério Público do Estado – MP-AM e contou com a presença do Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Mauro Campbell e do Procurador Geral de Justiça do Amazonas, Francisco Cruz.

Após o discurso do novo Defensor Geral, o governador Omar Aziz afirmou que todos os municípios do Amazonas deverão contar com um Defensor Público, até o fim deste ano.  Ele quer agilizar um novo concurso. “A demanda é diária. Verba para dar prosseguimento ao concurso, o Governo já tem reservado”, disse. Ricardo Trindade adiantou que até o fim do mês de abril, um novo concurso público deve ser anunciado.

Para o Procurador Geral, "a posse de Ricardo Trindade significa um ganho para a intituição. O MP-AM será parceiro na defesa e  proteção da nossa gente, especialmente os mais carentes", disse.

STJ acolhe Recurso Especial do MP-MG e admite maus antecedentes e reincidência numa mesma pena‏

  • Imprimir
Com a medida, o Superior Tribunal de Justiça reformou uma decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento a um Recurso Especial interposto pelo procurador de Justiça José Alberto Sartório de Souza, coordenador da Procuradoria de Justiça de Recursos Especiais e Extraordinários Criminais, para declarar que a existência de duas condenações transitadas em julgado em desfavor do réu permite a fixação da pena-base acima do mínimo legal e o reconhecimento da agravante da reincidência, sem que se vislumbre a ocorrência de bis in idem.

O Recurso Especial nº 1.199.271-MG foi interposto contra acórdão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que, mantendo a condenação do acusado, operada em primeira instância, pela prática do delito de associação para o tráfico de entorpecentes (art. 14 da Lei 6368/76), diminuiu a pena, mediante a eliminação da agravante da reincidência, por entender que "uma vez consideradas as condenações anteriores a título de antecedentes, não poderia haver nova consideração na segunda fase de fixação da reprimenda pela reincidência, por importar em bis in idem, já que todo reincidente é portador de maus antecedentes".

Fonte: Procuradoria de Justiça de Recursos Especiais e Extraordinários Criminais
  1. MP-AM participará do “IV Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Amazonas”
  2. CNMP apóia ação contra o uso de crack
  3. CNPG repudia atentado contra Promotor de Justiça em Goiás
  4. Integrantes da Anistia Internacional visitam o MP-AM

Página 192 de 396

  • Início
  • Anterior
  • 187
  • 188
  • 189
  • 190
  • 191
  • 192
  • 193
  • 194
  • 195
  • 196
  • Próximo
  • Fim





  • Institucional
    • Sobre o MPAM
    • Estrutura Orgânica
    • Procuradoria-Geral
    • Colégio de Procuradores
    • Conselho Superior
    • Corregedoria-Geral
    • Ouvidoria-Geral
    • Membros
      • Membros em ordem de antiguidade
    • Subprocuradorias
      • Subprocuradoria Institucional
      • Subprocuradoria Administrativa
    • CEAF
    • Diretorias
    • Controle Interno
    • Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI)
    • Assessorias
      • Comunicação
      • Cerimonial
      • Segurança Institucional
    • Gestão de Pessoas
  • Áreas de Atuação
    • Centros de Apoios Operacionais
      • Cível
      • Consumidor, Cidadania e Patrimônio Público
      • Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Urbanismo
      • Infância e Juventude
      • Criminal
      • Combate ao Crime Organizado
      • Eleitoral
    • Núcleos de Atuação
      • Núcleo de Acolhimento às Vítimas e Vulneráveis
      • Núcleo de Apoio Técnico - NAT
      • NUPA-MPAM
      • PLID
    • Projetos
    • Comarcas
    • Juntos pela Vida
  • Serviços
    • Transparência
      • Buscador do Transparência
    • Transparência COVID-19
    • Processos Seletivos
    • Plantão MP
      • Plantão MP - Promotores
      • Plantão MP - Servidores
      • Plantão MP Interior
      • Plantão MP - Procuradores
    • Produtividade dos Membros
    • Sumários Correntes
    • Formulários e Manuais
    • Links Externos
    • Informe-se SAJ MPAM
    • Informe-se MP Virtual
    • Legislação
    • Acessibilidade
      • Mapa do Portal
    • Licitações
    • Contracheque Web
    • Acesso à Informação
    • Consulta de Processo
    • Autenticidade de Documentos
    • Processos Distribuídos
    • Relatórios Anuais
    • Resoluções, Assentos e Atas
    • Gestão Documental
    • Eleições Internas 2025
    • Protocolo Eletrônico - MPAM
  • Comunicação
    • Notícias do Portal
    • Webmail
    • O MP pelos olhos de quem fez
      • Os Personagens
    • Entrevistas
    • CoronaVírus Informe-se
    • Denúncias
    • Telefones e Endereços do MPAM

Marca do Ministério Público do Estado do Amazonas

Avenida Coronel Teixeira, n. 7995 - Bairro Nova Esperança

CEP: 69037-473 - Manaus/AM - Telefone (092) 3655.0500

CNPJ: 04.153.748/0001-85

logo PNPC b74cb  selo e logo programa nacional transparencia publica diamante 9ca33 50f26

USO DE COOKIES

O Ministério Público do Estado do Amazonas utiliza cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar os serviços online.

Você poderá optar por impedir/modificar o tratamento das suas informações por meio das configurações do seu navegador web (Chrome, Firefox, Edge).

Saiba mais o que são cookies?