Ministério Público do Amazonas conclui Projeto Inovação 360 com evento de conexão ao ecossistema local
- Publicado: Sexta, 08 Agosto 2025 18:41
Encontro marcou o início de uma etapa colaborativa para criar soluções em parceria com o ecossistema de inovação do Amazonas
Com foco em aproximar o setor público das iniciativas inovadoras do estado, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) deu mais um passo na consolidação de sua cultura de inovação, ao promover, nesta sexta-feira (08/08), o evento Conexão MPAM & Ecossistema de Inovação - Projeto Inovação 360, em Manaus. O encontro marcou a conclusão do Projeto Inovação 360 e o início de uma nova etapa voltada à integração do órgão com instituições e atores estratégicos do setor de inovação.
Ao longo de um ano, a iniciativa do Laboratório de Inovação do MP (iMPacta Lab), coordenado pelo promotor de Justiça Jefferson Neves de Carvalho, promoveu capacitações e desenvolvimento de soluções voltadas a aprimorar os serviços prestados à sociedade. A programação reuniu diversos participantes, entre membros e servidores do MPAM, representantes de órgãos públicos, setor privado, startups, universidades e instituições que ajudam a impulsionar ideias e projetos inovadores, para apresentar resultados alcançados e fortalecer parcerias para novos ciclos de inovação.
A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, destacou o papel do Ministério Público na busca por modernização. “Todas as instituições estão cada vez mais buscando a inovação, tanto no aspecto tecnológico quanto na capacitação humana. Nosso objetivo é formar servidores e membros que se tornem agentes multiplicadores desse conhecimento, aplicando-o em benefício da sociedade amazonense”, disse.
A programação teve apresentações de resultados, com cinco equipes internas que desenvolveram soluções no projeto, e o painel “Convergência para o Desenvolvimento Sustentável: Indústria, Inovação e Governança para a Sociedade”, com a participação do MPAM, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e da Indústria GBR, sob mediação da Venture Hub.
Para a gerente de inovação da Venture Hub Manaus, Ana Paula Patrocínio, o evento simbolizou a consolidação de um trabalho iniciado há 12 meses. “O objetivo foi fomentar a cultura de inovação dentro do Ministério Público, trazer novos processos, metodologias, ferramentas para conseguir potencializar ainda mais os serviços do órgão para a sociedade”, destacou.
O especialista em inovação da Venture Hub Manaus, Cleber Santos, ressaltou que a próxima etapa será de aproximação com o ecossistema local. “A ideia é que institutos, universidades, incubadoras e startups se somem às soluções criadas, acelerando ainda mais a inovação no setor público”, afirmou.
Próximos passos
Com o encerramento do Inovação 360º, o MPAM inicia o chamado after day , ciclo voltado ao desenvolvimento colaborativo das soluções priorizadas, com apoio da Suframa e da Softex Amazônia, reforçando seu papel como agente de transformação e inovação no setor público do Amazonas.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Hirailton Gomes