MP realiza 3ª edição do projeto “MPAM Acolhe” com foco na pessoa idosa

210525 MPAM Acolhe 3 Steven Conte 0 78526

Encontro teve como objetivo fortalecer laços e compreender demandas específicas dessa população

Com o objetivo de promover o diálogo e a aproximação com grupos historicamente vulnerabilizados, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou, nesta quarta-feira (21/05), a 3ª edição do projeto “MPAM Acolhe”, desta vez com o tema “Os Direitos da Pessoa Idosa”. O encontro ocorreu no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, e reuniu representantes de instituições públicas, da sociedade civil e da rede de proteção à pessoa idosa.

Promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o evento teve como foco ampliar o diálogo e promover uma escuta qualificada das necessidades da população idosa. A proposta é fortalecer políticas públicas e a atuação institucional voltadas à valorização, proteção e garantia dos direitos dessa parcela da população.

Na abertura do encontro, o subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, André Virgílio Belota Seffair, destacou o compromisso do MPAM com a sociedade. “Essa instituição é de vocês. O Ministério Público só existe para servir à sociedade. O sucesso dessas políticas institucionais depende da participação de cada um de vocês”, afirmou.

O promotor de Justiça Vitor Fonseca, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid), apontou a necessidade do trabalho conjunto. “O idoso pode ser vítima de crime, negligência ou ter seus direitos violados nas áreas da saúde, consumo ou assistência. Por isso, não é apenas uma promotoria, mas todo o Ministério Público que acolhe a pessoa idosa. Nossa missão é deixar um legado institucional para essa causa”, enfatizou.

A promotora de Justiça Aurely Freitas Germano Penha, coordenadora do Ceaf, reforçou que o projeto também busca desconstruir a imagem de distanciamento entre o MPAM e a população. “Nossa função primordial é estar junto da sociedade. Queremos garantir que os direitos sejam respeitados e que todos saibam que o Ministério Público está acessível e disponível para acolher as demandas durante todo o ano”, declarou.

Também presente ao encontro, a promotora de Justiça Karla Cristina da Silva Reis, do Gabinete de Assuntos Jurídicos (GAJ), destacou a relevância da escuta ativa e qualificada. Segundo ela, o projeto visa compreender como as transformações sociais impactam os direitos da pessoa idosa. “A presença de vocês aqui é essencial para essa construção estratégica. A cada encontro, percebemos o quanto esse projeto tem feito sentido e alcançado seu propósito”, disse.

210525 MPAM Acolhe 3 Steven Conte 2 783c4

Durante o evento, foi apresentado ainda um formulário de participação pública, parte do processo de atualização do planejamento estratégico do órgão. A proposta é reunir sugestões e identificar demandas da sociedade para aprimorar a atuação do MPAM.

Sobre o projeto

O “MPAM Acolhe” promove reuniões mensais mediadas pela administração superior do MPAM com grupos minoritários vítimas de violência, proporcionando um espaço de escuta e colaboração na defesa dos direitos, estabelecendo um canal de interação direta e aberta com a população amazonense e fomentando a cultura da confiança e colaboração institucional na defesa de direitos igualitários.


Texto: Sharline Freire
Fotos: Steven Conte