Ministério Público visita colégio militar e lança plataforma educacional via iMPactaLab

230425 MP nas Escolas com iMPactaLab Ramon Oliveira 2 e234e

Atividade fez alusão ao Dia Internacional da Criatividade e Inovação e aos três anos de criação do laboratório

Como parte das iniciativas de fomento à cultura da inovação e à modernização dos serviços, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Laboratório de Inovação (iMPactaLab), promoveu mais uma edição do projeto “MP nas Escolas”, desta vez no Colégio Militar da Polícia Militar da Compensa (CMPM VIII), na manhã desta quarta-feira (23/04). A atividade, fruto de parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), teve como inspiração o Dia Internacional da Criatividade e Inovação e os três anos de criação do laboratório.

O “MP nas Escolas” tem como finalidade a realização de palestras que apresentem o papel institucional do MPAM, conscientizando crianças e adolescentes sobre seus direitos fundamentais e compartilhando informações sobre as iniciativas de inovação para a sociedade na área da educação, além de tirar dúvidas e promover o estreitamento dos laços entre o órgão e a sociedade em geral.

De acordo com o coordenador do iMPactaLab, o promotor de Justiça Jefferson Neves de Carvalho, a visita estimula novas formas de pensamento, ação e transformação, por intermédio da inovação nos processos de compartilhamento de conhecimento e ferramentas pedagógicas.

“Nesta visita, pudemos mostrar também que a inovação não é só questão de tecnologia, mas também geração de valor, porque ter mais conhecimento, tentar transformar a sociedade e seus processos também são formas de libertação. É um modo de garantir que, no futuro, os cidadãos tenham mais respeito pelo que o nosso ordenamento jurídico dispõe”, afirmou o coordenador do laboratório.

230425 MP nas Escolas com iMPactaLab Ramon Oliveira 3 2b021

Celebração com lançamento

Na ocasião, o encontro também celebrou duas datas especiais: o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemorado em 21 de abril, e o aniversário de três anos do iMPactaLab, com o lançamento de um jogo estilo sandbox desenvolvido pelo laboratório chamado “Diagnóstico Gamificado”. O objetivo é possibilitar que o Ministério Público, com o apoio de ferramentas tecnológicas, modernize o sistema de avaliação de conhecimento e, ao mesmo tempo, estimule a curiosidade do público-alvo sobre as atribuições legais do órgão.

De acordo com o agente técnico Francisco Edinaldo Lira de Carvalho, a plataforma tem a capacidade de avaliar conhecimentos de diferentes setores do MP, como as atribuições da Corregedoria, Ouvidoria, Promotorias de Justiça Especializadas e do próprio Ceaf.

“O ‘Diagnóstico Gamificado’ foi desenvolvido para ser intuitivo e, nesse experimento inicial, buscamos testar se os usuários entenderam tudo sobre as atribuições do Ministério Público e se eles compreenderam as etapas do jogo, com direito a uma pontuação ao final. Após isso, a plataforma poderá ser ampliada para outras áreas do MP, por exemplo, o direito do meio ambiente, da criança, da mulher; enfim, podemos inserir qualquer tipo de conhecimento dentro do jogo”, comentou.

Ao final da visita, os estudantes e professores receberam certificados do MPAM contendo duas horas de atividades complementares.


Texto e foto: Ramon Oliveira