MPAM se reúne com a SEDUC para que alunos recebam vacinas nas escolas

REUNIÃOSEDUC d4b60

Escolas de Manaus expõem dificuldades para terem seus alunos com ciclo vacinal completo

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), se reuniu, nesta terça-feira, 21/3, com representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) buscando um alinhamento de estratégias para que os alunos da rede estadual de ensino em Manaus sejam imunizados nas escolas.

De acordo com a Coordenadora do CAO-PDC, a Procuradora de Justiça Delisa Vieiralves, o Projeto Juntos pela Vida, que certifica com um selo as escolas com mais de 80% dos alunos matriculados com ciclo vacinal completo, identificou a dificuldade das escolas inscritas no projeto em alcançar a porcentagem devido à falta de vacina nas unidades de saúde dos bairros.

“O Projeto Juntos pela Vida tem sido um constante aprendizado. À medida que o projeto avança, vamos somando experiências e amadurecendo as estratégias. Discutimos, nessa reunião, a possibilidade de alocação de uma equipe de vacinação da rede municipal de saúde para a escola que apresentar necessidade, desde que esteja alinhanda com os pais dos alunos, para não haver desperdício de vacinas”, relatou a Coordenadora.

Na ocasião, a Secretária da Capital da SEDUC, Regina Ortiz Rocha, assegurou que as devidas providências seriam adotadas e falou da viabilidade da disponibilização de vacinas para as escolas inscritas no Projeto Juntos Pela Vida.

“Estou assumindo a pasta agora e tomando ciência das atividades, mas todas as providências serão tomadas, inclusive a disponibilização de um agente de saúde para cada escola inscrita”, afirmou a Secretária.

Ao final da reunião, os prazos que as escolas tinham para apresentação da documentação de vacinas para receberem o selo foram estendidos para 14/4. Além disso, o MPAM planeja um Termo de Cooperação Técnica com a SEDUC, estabelecendo cronograma de visitas, soluções tecnológicas para que haja a inclusão a Declaração de Vacina, via SIGEAM, viabilizando a apresentação do documento no ato da matrícula e demais estratégias, considerando a parceria intersetorial.

Também participaram da reunião Vera Lucy Hitotuzi, Coordenadora de Saúde Escolar da SEDUC, Luciana Sales Figueiredo, Assessora Técnica Pedagoga da SEDUC, e Amanda Farias Hayden, Assessora Pedagógica do Gabinete da Secretaria da Capital da SEDUC.