Interesse Público: MPF quer garantir acesso à saúde para pessoas em situação de rua
- Publicado: Sexta, 27 Novembro 2020 16:41
Cerca de 220 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao Ministério da Economia. A vulnerabilidade torna ainda mais difícil a garantia de direitos básicos, como educação e saúde. Em Uberlândia, Minas Gerais, o Ministério Público Federal (MPF), cobra a reativação de um projeto chamado Consultório na Rua, que levava atendimento especializado em saúde a essas pessoas. O MPF defende que, especialmente em um contexto de pandemia, a paralisação desse serviço as deixa em uma situação de ainda maior vulnerabilidade.
Nesta edição, o IP fala também sobre a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção do câncer de próstata. Em entrevista, o urologista José Henrique Mezzeth Filippi aborda os sinais de alerta, diagnóstico e tratamento da doença.
Em Pernambuco, o MPF quer transparência na utilização de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o combate à covid-19. Já no Pará, o assunto é a demarcação de terras indígenas da etnia Truaru. Veja também: foi pedida suspensão de um vestibular que seria realizado pela internet.