MPPB está no júri de prêmio que visibiliza iniciativas de prevenção da violência de gênero

O Ministério Público da Paraíba terá representante no júri final do “3º Prêmio Viva - Pela Vida de Todas as Mulheres”, promovido pela Revista Marie Claire e pelo Instituto Avon. A promotora de Justiça Dulcerita Alves, que atua na área da violência doméstica em João Pessoa, foi convidada e participou da escolha dos projetos vencedores, que serão apresentados nesta segunda-feira, em solenidade online que ocorrerá, a partir das 19h, nas redes sociais dos organizadores. São oito categorias, cada uma com três iniciativas concorrendo a esta edição de 2020, um ano marcado pelo distanciamento social e restrições sanitárias impostos pela pandemia de covid-19.  

O objetivo do prêmio é “reconhecer e visibilizar quem ajuda a prevenir as violências contra mulheres e meninas, ou ainda acolher e protegê-las no Brasil”. Para a promotora de Justiça do MPPB, ser jurada do “Viva” foi uma experiência singular, porque o prêmio abre o horizonte para mostrar que pessoas simples, com poucos recursos e em um período tão difícil, se engajam na luta contra a violência de gênero. “Em um ano tão difícil, no qual pude me deparar com tantas notícias tristes com relação à violência doméstica contra a mulher, conhecer tantas boas práticas pela vida das mulheres em todo o Brasil me renova”, afirmou Dulcerita Alves.

Todos são vencedores

A representante do MPPB contou que foi convidada para julgar as iniciativas relacionadas à formulação de leis, no Comitê Legislativo, uma das oito categorias do prêmio (Revendedoras Avon, Sociedade Civil, Legislativo, Segurança e Justiça, Eles por Elas, Saúde, Autonomia Econômica e Educação). “Quando tive acesso às iniciativas, aos projetos, às vidas modificadas, minha vontade era dizer aquela frase clichê: ‘todos são vencedores’. Mas vi que não era clichê, era realidade, todos merecem vencer, porque já são vencedores por salvarem mulheres e modificarem a vida de homens. Fiquei emocionada várias vezes em poder acessar tanta riqueza de histórias, tanta vontade de salvar vidas. Sou grata em poder nesta noite conhecer os vencedores e ter participado dessa escolha”, pontuou.

Matéria Completa: clique aqui