Especial: o impacto da Covid-19 no sistema prisional e a atuação do CNMP

 Dados publicados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) apontam que, até o momento, foram detectados 110 óbitos em função da Covid-19 entre os presos brasileiros, além de 24.751 casos confirmados da doença. A pandemia também provocou a morte de 82 servidores que atuam no sistema prisional, entre 9.344 agentes que testaram positivo. 

informacoes depen

Os números dão um indicativo da complexidade do desafio enfrentado pelos membros do Ministério Público que atuam na área. “Os efeitos da pandemia são percebidos de maneira ainda mais sensível no sistema prisional. Desde o início da crise, buscamos aprimorar o diálogo interinstitucional para equacionar as maiores dificuldades enfrentadas pelos promotores e procuradores de Justiça que atuam na ponta”, afirma o presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CSP/CNMP), Marcelo Weitzel.   

 

 87c95eae d4f4 47c6 b177 52121fb3bda3

Conselheiro Marcelo Weitzel, presidente da CSP.

 O conselheiro explica que, a partir do momento que a Covid-19 foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia, em março de 2020,  a Comissão tem atuado de maneira efetiva e sistemática. “Expedimos notas técnicas de orientação aos colegas, bem como promovemos reuniões para debates e discussões sobre as áreas de atuação específica. Nesse esforço, destaco o diálogo estreito com as instâncias respectivas do Poder Executivo federal e do Poder Judiciário, assim como a atenção em ouvir os membros do Ministério Público dos Estados e dos ramos da União, a fim de que as ações da Comissão sejam fruto da consideração da realidade vivenciada pelos colegas que se encontram na prática do sistema prisional, da segurança pública em geral e do controle externo da atividade policial”.   

Matéria completa: clique aqui