Saúde Mental é tema de palestra no Ministério Público
- Publicado: Quarta, 19 Fevereiro 2020 16:26
Membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Amazonas se reuniram na tarde desta quarta-feira, 19/2, no Plenário Antônio Trindade, para falar sobre saúde mental. O assunto foi apresentado em uma palestra como parte do Projeto Hora da Saúde, criado para tratar de temas específicos da saúde. A palestrante foi a psicóloga clínica Luziane Vitoriano da Costa.
A palestrante destacou um panorama sobre saúde mental."Os pontos principais sobre saúde mental hoje foram desmistificar a questão histórica da loucura, qual a linha tênue entre normalidade e o que é loucura, falamos um pouco sobre aspectos históricos dados no Brasil e também sobre o estigma social, o que é ser louco em uma sociedade que muitas vezes suporta o que é diferente, é esse diferente não é necessariamente por ter uma tipo de transtorno mental", pontuou Luziane da Costa.
A palestrante apresentou dicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) na campanha #VamosConversar sobre como ter uma boa saúde mental. Algumas delas são: manter uma alimentação saudável, conversar sobre alguém de confiança sobre seus sentimentos, procurar a ajuda de um profissional, aproveitar os amigos e a família, além de dormir 8 horas por dia. No fim, os participantes cantaram a música "Tocando em Frente", do violeiro e compositor Almir Sater, proporcionando um momento de reflexão sobre como se vivenciando a existência. "Então cada um sabe a dor e a alegria de ser o que é" finalizou a psicóloga Luziane da Costa.
Números
Doenças mentais têm início aos 14 anos e não são tratadas e nem detectadas. A depressão e o terceiro maior problema entre adolescente e o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Texto e foto: Mariana Lima - ASCOM MPAM