Promotoria de Uarini pretende levar curso do Nupa para o interior
- Publicado: Quinta, 06 Fevereiro 2020 17:43
O titular da Promotoria de Justiça de Uarini, Gustavo Van der Laars, participou de uma aula da primeira edição do Curso de Formação de Mediadores Comunitários, promovido pela coordenação do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Amazonas. A turma é formada por voluntários das comunidades Jesus me deu e Antonio Aleixo. Sob coordenação da Promotora de Justiça Anabel Vitória Mendonça de Souza, as aulas são ministradas na sala de formação do Nupa, na unidade do MPAM da Avenida Paraíba, bairro Adrianópolis.
"A Promoção de um novo modelo de Justiça é uma das formas de garantir a pacificação social das comunidades no interior do Amazonas. As grandes distâncias e o difícil acesso impossibilita a presença física do Estado nessas localidades de forma integral. Por isso, penso que o Programa dos núcleos de mediação comunitária capitaneado pela Dra. Anabel é de suma importância: estimula a própria comunidade a produzir consensualmente os próprios rumos", disse o Promotor de Justiça.
Segundo ele, cabe ao Ministério Público fomentar a democracia participativa como uma proposta emancipatória, visando o empoderamento das pessoas envolvidas em eventuais conflitos.
"Nos reunimos hoje para articular meios de implantá-lo na Comarca de Uarini. Seria um "programa-piloto. Após a reunião tive o privilégio de conhecer pessoalmente os futuros mediadores comunitários que participariam em seguida da aula ministrada pela Dra. Anabel", relatou Van der Laars.