Jovens de Beruri conhecem detalhes da atuação do Ministério Público

PALESTRA FABRÍCIO BERURI adbae

O Promotor de Justiça Dr. Fabricio Santos Almeida, atualmente respondendo pela Promotoria de Justiça de Beruri, ministrou palestra, em 21/11/2019, para os alunos do Curso de Técnico em Serviços Jurídicos do CETAM-Beruri. O Promotor explanou por 2 horas acerca da "Atuação do Promotor de Justiça no Tribunal do Júri". Ao final do evento, conversou com a turma sobre trajetória profissional e carreira.

O Promotor de Justiça ressaltou a importância da atuação do Ministério Público em todo o procedimento escalonado do Tribunal do Júri, bem como a imprescindibilidade de uma investigação policial bem feita no que tange às provas periciais. Para o Promotor, o Ministério Público é decisivo na defesa da vida humana, principalmente pela atuação no plenário do júri, ressaltando que se trata de atuação técnica e não teatral. Demonstrou que, em matéria de feminicídio, há uma atuação efetiva do Ministério Público e com total apoio à família da vítima (e à própria vítima quando tentado), afirmando a dispensabilidade de atuação técnica do custos vulnerabilis que, na verdade, se trata de um assistente de acusação.

O Delegado de Polícia de Beruri, Dr. José Sávio Sales de Oliveira, também falou aos jovens presentes acerca da atividade de investigação policial e do IP. A iniciativa do convite do Ministério Público para o evento foi da Professora Rhaiza Oliveira, instrutora do Curso de Técnico em Serviços Jurídicos no Município, que ressaltou a "a grande valia da palestra para a formação técnica dos alunos", porque, dentre as atividades avaliativas, os alunos terão que apresentar um júri simulado ao final dos módulos, na semana seguinte. Segundo Fabricio Almeida, "a participação do Ministério Público em eventos desta natureza é muito proveitosa, demonstrando a efetiva integração da Instituição com a sociedade local, contribuindo para a formação e difusão do conhecimento jurídico, funcionando como indutor da aproximação do Promotor com os munícipes".