Prevenção e nutrição entre os temas do segundo dia do Outubro Rosa no MPAM

DSC 0148 44008

O segundo dia de palestras do Outubro Rosa no Ministério Público do Amazonas (MPAM) nesta quarta-feira, 30/10, trouxe para o auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do órgão, alertas sobre o câncer de colo de útero e os cuidados com a saúde por meio da boa alimentação.

A primeira palestra 'O Câncer do colo uterino no Amazonas: Uma tragédia evitável' foi proferida pela médica ginecologista da Fundação Cecon, Mônica Bandeira de Melo. Durante uma hora, a especialista mostrou que os casos são muito incidentes em mulheres do Amazonas pela falta de vacinação contra o HPV, falta de realização de exame preventivo e iniciação sexual precoce, além de fatores externos que contribuem para a estatística negativa. Segundo ela, morrem todos os meses 23 mulheres com câncer de colo uterino no Amazonas.

“O problema é que a maioria das mulheres nunca sequer fez um único preventivo na vida. E a gente está falando de um câncer 100% evitável. O objetivo do preventivo não é detectar câncer mas é para detectar as inflamações que vêm antes do câncer, as lesões pré-cancerosas. Portanto, nós temos dois momentos para evitar o câncer. A longo prazo com a vacina contra o HPV e o preventivo, para as mulheres que já iniciaram a vida sexual”, disse a ginecologista.

 

DSC 0175 85281

A segunda palestra levantou a importância da alimentação para a saúde da mulher com a nutricionista Fernanda Piva. A especialista indicou o consumo de determinados alimentos para o bem-estar feminino como também para evitar doenças. Em períodos menstruais a nutricionista indicou o uso de alimentos ricos em ácido fólico e vitamina C, como carne vermelha, feijão, lentilha, folhas verdes escuras, beterraba e frutas cítricas. “Às vésperas da TPM, que ocorre com 75% das mulheres, recomenda-se o consumo de cereais integrais, vegetais folhosos, cacau, ovo, peixe, linhaça e aveia. São alimentos que podem reduzir os efeitos causados pela tensão, principalmente, a irritabilidade pela baixa da serotonina, o hormônio do humo”, disse Fernanda. 

A programação do Outubro Rosa termina nesta sexta-feira, com a oferta de serviços de esmaltação de unhas, escova, maquiagem e design de sobrancelhas.

DSC 0151 d11ad

 

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior – ASCOM MPAM

Fotos: Hirailton Gomes – ASCOM MPAM