Projeto Hora de Capacitar traz ao MPAM discussão dobre fibromialgia

ok 1c6f9

 

Membros e servidores do Ministério Público do Amazonas (MPAM) participaram, na tarde de hoje, 23/10, da palestra sobre tema fibromialgia, ministrada pelo médico Gilberto de Paula, que é Nutrólogo e Homeopata formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento faz parte do programa Hora de Capacitar.
"Fizemos o diagnóstico dos afastamentos nos últimos cinco anos de todos os departamentos. Encontramos sete servidores com diagnostico de fibromialgia no Ministério Público. O que mais espanta é que todos são do mesmo cargo", pontuou Chefe da Divisão de Recursos Humanos, Marlon Bernardo.
A fibromialgia é uma dor cronica em diferentes partes do corpo, que atinge de 3% a 5% da população e costuma ser mais frequente em mulheres. O palestrante apresentou alguns sintomas que podem caracterizar a doença, como dores musculares profundas, queimação, exaustão, insônia, sensibilidade sensorial aumentada, depressão, cansaço mental, enxaqueca, desequilíbrio. A doença não apresenta os mesmos sintomas em todos os pacientes, sendo única em cada um e pode se apresentar de sete formar distintas.
"Existe um conjunto de sintomas, mas o que caracteriza a fibromialgia é que você não tem nenhum exame de imagem ou laboratorial que explique aquela dor", enfatizou o médico Gilberto de Paula, segundo quem, o diagnóstico de fibromialgia só é fechado clinicamente, é preciso ser consultado por um médico, que vai "fazer o exame no paciente e encontrar um determinado número de pontos".
Até o presente momento, a fibromialgia não tem cura, mas pode ser tratada por meio de práticas como a meditação, yoga, sauna, drenagem linfática, gerenciamento das emoções, biofeedback (ferramenta usada para que o indivíduo tenha mais controle de seu corpo), de medicamentos adequados, suplementação nutricional e dietas de exclusão.