PGJ é condecorado pelo Tribunal de Justiça-AM

DSC01296

 

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio Monteiro, foi condecorado na manhã desta terça-feira, 15 de dezembro, com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário.
Com o auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes lotado, prédio anexo a sede do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou a outorga da medalha , honraria que visa congratular personalidades que se destacaram por sua atuação em favor da Justiça ao longo do ano.


Presidente do TJAM e do Conselho da Ordem Mérito Judiciário, a desembargadora Graça Figueiredo iniciou os trabalhos. Ela afirmou que escolher os 26 agraciados de 2015 foi uma missão difícil, tendo em vista as grandes personalidades merecedoras da honraria. "Mas esses escolhidos são pessoas valorosas e que representam os anseios da sociedade civil e militar. Representam todos aqueles que depositam no Judiciário a confiança, a ética e a imparcialidade da prestação jurisdicional e de reconhecimento do trabalho de cada uma dessas pessoas", declarou.
Ela destacou, ainda, que é uma grande honra participar de um momento tão importante na vida dos agraciados. "Saibam que todos os laureados cumpriram, de alguma forma, sua missão, ajudando de maneira significativa a Justiça amazonense. Cada agraciado é merecedor de sua medalha, pois em tempos de crise, conseguir manter sua vida limpa e preservando a ética é algo digno de mérito", disse a desembargadora.


O Procurador-Geral, Fábio Monteiro, foi outorgado com a comenda em seu grau máximo, o de Grande Mérito. “Entendo que a homenagem não veio apenas pra mim, como Procurador-Geral, mas sim para a Instituição, para o Ministério Público do Amazonas. É fruto da dedicação de todos Promotores, quer sejam do interior, quanto da capital, como os Procuradores de Justiça, então me sinto muito honrado porque somos grandes parceiros do Tribunal de Justiça do Amazonas e não há justiça sem o trabalho do Ministério Público e, sem dúvida, é uma das maiores homenagens que já recebi”, disse o PGJ.  

tj04

 
A jornalista Hermengarda Junqueira, foi a escolhida para falar em nome de todos os agraciados. Ela reforçou a importância do Poder Judiciário em distribuir justiça em um momento em que a corrupção tem sido a grande vilã do ano, oferecendo também a medalha aos amigos e familiares de cada um dos escolhidos.

 

Histórico da Medalha

A Ordem do Mérito Judiciário foi instituída por intermédio da Resolução nº 49, de 21 de outubro de 1982 e disciplinada em regulamento próprio, com a finalidade de laurear chefes dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário da União e dos Estados, ministros, desembargadores, juízes, procuradores de justiça, juristas eminentes, servidores e serventuários de justiça e dentre outras personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, que se distinguiram pelos serviços prestados à Justiça do Amazonas.